Primeira colheita da horta comunitária do Jardim Alegria é realizada
25-01-2006 18:57

A Secretária de Promoção Social Rita de Cássia Trevizan Meyer, o coordenador do Centro de Promoção Humana da Juventude, João Paulo Prestes dos Santos e a famílias participantes do programa horta comunitária realizando a colheita


O Projeto Horta Comunitária Verde Alegria, desenvolvido pelo Centro Municipal de Promoção Humana da Juventude, no bairro Jardim da Alegria, em São José dos Pinhais realizou nesta quarta-feira (25-01) a primeira colheita. Na ocasião estiveram presentes representantes das famílias que participam do projeto, além do coordenador do centro, João Paulo Prestes dos Santos, e a Secretária de Promoção Social, Rita de Cássia Trevizan Meyer.

A horta comunitária no Jardim Alegria iniciou suas atividades no dia 12 de agosto do ano passado, com um total de 18 voluntários, que auxiliaram desde a construção do muro e dos canteiros, até ao plantio e conservação das hortaliças. Todo o alimento recolhido na horta é dividido entre os participantes, sendo o excedente distribuído para a Cozinha Comunitária e demais famílias da comunidade.

Segundo a secretária Rita, o projeto tem a finalidade de contribuir com a inclusão social, bem como a melhoria da auto-estima e qualidade de vida destas famílias atendidas pelo Serviço Social. Além disso, também incentiva os participantes a cultivarem hortaliças em suas próprias residências, complementando as refeições diárias.

Atualmente, o projeto conta com 16 participantes, que ficarão responsáveis pela horta durante o período de seis meses. Após está data, outras famílias cadastradas irão dar continuidade. O projeto Horta Comunitária Verde Alegria conta com o apoio das secretarias de Promoção Social, Agricultura e Abastecimento e Saúde.

Mais ações

Além das hortas comunitárias, o Centro Municipal de Promoção Humana da Juventude, no bairro Jardim da Alegria, irá realizar aulas do programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo SESI e apoiado pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e a Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP).

O programa irá realizar gratuitamente entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro, cursos de educação alimentar que será feito em uma unidade móvel, que funciona em um caminhão itinerante projetado para ser uma cozinha didática, com armários, fechadura marítima e instalação elétrica capaz de alimentar geladeira, liquidificador, forno de microondas e televisor com DVD.

Os alunos matriculados, além das aulas práticas também recebem uma apostila com mais de 100 receitas. Interessados devem comparecer no Centro Municipal de Promoção Humana da Juventude, na rua Ieda Solange Ribeiro 71, no Jardim Alegria. Informações pelo telefone (41) 33982723 com Julia ou Alessandra.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais