Procon orienta cidadãos na hora de comprar os materiais escolares
17-01-2024 11:42

As aulas da rede municipal terão início no dia 05 de fevereiro. Sabendo que muitos pais e/ou responsáveis ainda não adquiriram todos os materiais escolares necessários, o Procon de São José dos Pinhais orienta sobre como fazer as compras sem comprometer o orçamento.

Mochilas corretas

Para preservar a saúde e o conforto dos pequenos, a mochila escolhida deve ter um peso máximo de 5% a 10% do peso da criança. No caso da mochila de rodinhas, a haste deve ter uma altura compatível com a estatura do estudante.

Reserva de matrícula em escolas particulares

A cobrança de valores referentes à reserva de matrículas em escolas particulares é permitida, desde que o valor seja descontado na matrícula ou na primeira mensalidade do período que se inicia. Os estudantes já matriculados têm garantido o direito à renovação, sem a necessidade da reserva de vaga.

Uniformes e livros didáticos

Os uniformes escolares devem ser adquiridos em empresas escolhidas pelos pais e/ou responsáveis, que possuem o direito de pesquisar e optar pelo produto que melhor condiz com o seu orçamento. O mesmo princípio se aplica aos livros didáticos, permitindo a escolha entre lojas físicas e virtuais.

Transporte escolar

É importante exigir a apresentação do alvará de circulação do transporte escolar contratado. Além disso, a responsabilidade de verificar as condições de conservação e segurança do veículo é do motorista. Lembre-se de conferir o Portal Oficial da Prefeitura, que publicará uma lista atualizada com os nomes, veículos e regiões de atuação dos transportes escolares autorizados e aprovados em vistoria.

Lista de materiais

Segundo o Procon, a lista de material escolar pode ser amenizada. Confira os itens que não podem ser incluídos na lista:

Álcool, algodão, creme dental, envelopes, flanelas, garrafas para água, gibis infantis, jogos pedagógicos, material de escritório (é permitida apenas em quantidade que justifique o uso individual), material de limpeza em geral, palitos de dente, papel em geral (exceto quando é solicitado, no máximo, uma resma por aluno), papel higiênico, pincel atômico e para pintura, plásticos para classificador, pratos descartáveis, sacos plásticos, tintas em geral e tonners para impressora.

Em caso de dúvidas ou reclamações, entre em contato com o Procon de São José dos Pinhais pelo e-mail procon@sjp.pr.gov.br, site (clicando aqui) ou WhatsApp (41) 3283-6160.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais