Procon-SJP registrou mais de 10 mil reclamações dos consumidores em 2023
20-12-2023 13:45

Em 2023, o Procon de São José dos Pinhais registrou 10.978 reclamações da população são-joseense insatisfeita com algum tipo de produto ou serviço. Do total de protocolos, 4.798 foram feitos por meio do consumidor.gov e, seis mil, pelo proconsumidor.

As maiores insatisfações registradas no consumidor.gov foram em relação instituições financeiras, que registrou 1.334 reclamações. Em seguida, ficou o setor de operadoras de telecomunicações com 1.240 reclamações. Outros requerimentos são de viagens, turismo e hospedagem (363); comércio eletrônico (305) e transporte aéreo (197).

Segundo o superintendente do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, de todas as insatisfações registradas no consumidor.gov, 78,30% foram resolvidas e das registradas no proconsumidor, 81% tiveram uma resolução.

“Os consumidores que mais tiveram problemas com os produtos ou serviços tinham idade entre 31 e 40 anos. Suas insatisfações foram em relação à cobranças indevidas, serviços não solicitados, dificuldade de cancelamento e falhas na prestação do serviço”, informou Jaiderson.

Ações do Procon-SJP

O Procon de São José dos Pinhais é um órgão que orienta e defende os cidadãos sobre seus direitos e deveres como consumidores. Durante o ano, o Procon realizou uma campanha e uma ação conjunta com a Delegacia do Consumidor para orientar os cidadãos sobre os riscos de golpes.

“Além disso, fizemos diversas fiscalizações, que levaram em consideração o porte da empresa e o caráter orientativo da dupla visita, com orientação prévia em infrações de baixo e médio risco. O nosso objetivo é orientar e, por isso, aplicamos poucas multas em 2023” destaca Rivarola.

Como registrar uma reclamação?

O Procon-SJP orienta que os consumidores procurem o órgão sempre que se sentirem lesados ou prejudicados em suas relações de consumo. O atendimento é feito, preferencialmente, pelo e-mail procon@sjp.pr.gov.br ou por agendamento através do WhatsApp (41) 3283-6160. Também podem ser registradas pelo site consumidor.gov.br.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais