Professora é destaque em projeto de leitura
20-08-2015 12:18

O jornal como recurso pedagógico de apoio e de pesquisa às disciplinas do Ensino Fundamental, tem sido incentivado pela Secretaria de Educação de São José dos Pinhais. Em 2015, além da parceria de 17 Escolas com o Jornal Gazeta do Povo, por meio do projeto Ler e Pensar, todas as Escolas foram motivadas a utilizar o conteúdo dos jornais, através dos assessoramentos promovidos pelo Departamento de Ensino Fundamental, em todas as áreas do conhecimento.

E estas formações estão trazendo resultados. Prova disso é o projeto desenvolvido pela professora Íris Specht da Escola Municipal Floresvaldo Meres de Creddo, no Ipê. Tendo o jornal como recurso a professora Iris desenvolveu o projeto “Leia o meu, que eu leio o seu”, com os alunos dos 5ºs anos da manhã e tarde.

O projeto da professora Iris está inscrito no concurso Ler e Pensar e esta semana foi matéria e também capa do suplemento Boletim de Leitura Orientada (Bolo) da Gazeta do Povo.

Corrente da Vida
O jornal como material de apoio didático tem sido utilizado desde o início do ano pela professora, que escolheu as charges para discutir com os alunos assuntos ligados às ilustrações.

A partir do debate, os alunos produzem textos, mas, inicialmente, a autoria não é divulgada.

Os textos são expostos em um varal onde podem ser lidos pelos colegas. Na continuação, os trabalhos são avaliados e, só então, os autores/alunos são identificados. Aqueles que recebem maior pontuação ganham certificados e premiação como livros e material escolar.

O projeto também transpôs os muros da Escola. Recentemente os alunos trabalharam com o tema Dengue, para o qual reuniram frases e desenhos e criaram um folder que foi distribuído na vizinhança. Esse trabalho ficou conhecido como “Corrente da Vida”, pois cada morador ao receber o folder era desafiado a passar o material para frente, assim que limpasse seu quintal se livrando dos focos do mosquito.

Vontade de aprender
De acordo com a professora Iris, que tem 11 anos de carreira no magistério, o projeto trouxe melhoria no aprendizado em sala de aula. “Com esse trabalho os alunos estão muito entusiasmados, e isso faz com que aprendam mais. É uma experiência que deu certo e que darei continuidade nos próximos anos, com as próximas turmas”, disse a professora que destacou os assessoramentos promovidos pela Secretaria de Educação. “Na capacitação, além da teoria, aprendemos como fazer e recebemos o incentivo para desenvolver as atividades na prática”, disse.

“Ficamos muito felizes com o resultado que a professora Iris obteve, pois demonstra o seu comprometimento com a educação e com seus alunos. Aproveitar as formações e, principalmente, colocar em prática as propostas com seus alunos é vestir a camisa da Educação”, disse a secretária de Educação, Neide Setim.

Ler e Pensar
Desde 1999 São José dos Pinhais participa do projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo. Atualmente 17 Escolas fazem parte do Projeto, sendo que algumas contam com a assinatura proporcionada por empresas da cidade que apadrinharam as unidades e outras escolas recebem da Gazeta do Povo as edições que não foram comercializadas.

Nas Escolas os professores podem desenvolver projetos a partir do uso do jornal como material de apoio pedagógico e esses projetos podem participar do concurso que premia os melhores trabalhos no fim do ano.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais