Profissionais da Saúde participam de encontro para qualificação sobre atendimento pré-natal
24-04-2009 12:19

Muitas mudanças acontecem no corpo da mulher durante a gravidez, fazendo com que este período exija cuidados especiais. O acompanhamento pré-natal, realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais, garante mais segurança para mãe e bebê. Neste sentido, médicos e enfermeiros da Prefeitura estiveram reunidos para tratar sobre o tema, na última semana.

Doenças comuns durante a gestação e o encaminhamento em consultas e exames estiveram na pauta do encontro. A capacitação teve por objetivo proporcionar aos profissionais da área conteúdo para atualização profissional e sensibilizar sobre a importância de se fazer o adequado registro dos atendimentos.

“Com os exames médicos realizados no pré-natal é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mulher e o bebê”, afirmou o secretário de Saúde, Alan César Diório. “Por isto, a importância da gestante procurar as Unidades de Saúde para acompanhamento médico e do município investir na qualificação profissional para atendimento a estas mulheres”, completou Diório.

Para o coordenador da Estratégia da Saúde da Família, o médico Adolfo Gigglberger, o acompanhamento pré-natal tem por finalidade diminuir as complicações durante a gestação e, conseqüentemente, diminuir as incidências de parto pré-maturo, morte fetal ou materna.

Programa

Divididos em dois grupos, todos os profissionais ligados à área tiveram a oportunidade de participar do encontro. A primeira etapa do encontro foi conduzida pela médica Simone Bertasi Moreal, que falou sobre o roteiro pré-natal, cadastro da gestante, carteira do pré-natal, ficha diária da gestante e consulta puerperal. Na sequência, a enfermeira Estela Bitencourt Kunrath, do Hospital Atílio Tallamini, falou sobre os procedimentos do acolhimento da gestante à amamentação.

No período da tarde, Dr. Robert Fusco, médico ginecologista e obstetra, falou sobre as patologias mais comuns durante a gestação. Entre elas, a Infecção do Trato Urinário (ITU), Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) e gestante fator RH negativo. Risco social, gestante com HIV positivo, medicamentos na gestação, encaminhamento para gestantes de alto risco e preenchimento da contra-referência também estiveram na pauta do encontro.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais