Projeto para novo paisagismo da rua XV de Novembro será implanto junto com a revitalização do calçadão
15-07-2004 20:32

Como todos sabem e já puderam perceber, o centro de São José dos Pinhais está sendo revitalizado e obras de melhorias estão acontecendo

Pensando nesse avanço da qualidade de vida do cidadão são-joseense, a Prefeitura de São José dos Pinhais, estará durante alguns meses revitalizando a rua XV de novembro entre os trechos da Praça 8 de Janeiro até a rua Barão do Cerro Azul. O objetivo principal dessa obra é a revitalização do comércio do centro da cidade, e o aumento do fluxo de pedestres e de turistas que queiram conhecer o patrimônio histórico do município ou mesmo usufruir de passeios pelo calçadão.
Para tanto estão sendo feitas obras como as redes de drenagem e de esgotamento sanitário, que serão modernizadas e complementadas. Para o sistema de proteção contra incêndios serão instalados hidrantes ao longo do calçadão. A conversão das redes aéreas de energia, telefonia, fibra ótica e de tv a cabo mudarão para subterrâneas melhorando o aspecto estético das vias e calçadas, além de proporcionar maior segurança para a população.
No que diz respeito ao paisagismo, a Secretaria do Meio Ambiente está com um projeto de implantação de novas árvores em todo o trecho revitalizado. Essas árvores irão substituir as espécies urbanas que são encontradas no centro de São José dos Pinhais.
As árvores que existiam ao longo da rua XV de novembro como os Arbustos, Pinos, Alfeneiros e Extremosa são espécies exóticas e perfeitamente substituíveis, pois suas vidas úteis estão esgotadas e suas raízes apodreceram. Já os Coqueiros são prejudiciais devido a seus frutos (coquinhos) que ao caírem das folhas no solo tornam-se escorregadios e perigoso aos pedestres. Outra desvantagem é não produção de sombra e flores, além da geração de larvas e inúmeras lagartas causando acidentes como queimaduras e a reclamação de alguns cidadãos, está arvores também possuem vida útil esgotadas e raízes que já apodreceram.
A Secretaria do Meio Ambiente em convênio com o IAP ( Instituto Ambiental do Paraná), através do Corpo Técnico (engenheiros florestais), vistoriou e autorizou que as árvores fossem derrubadas, pelo fato de já ter sua vida útil esgotada. Muitas dessas espécies exóticas estão mortas em seu interior apenas sendo sustentadas pelo seu esqueleto, fazendo com que as pessoas que passem por elas corram o risco de se machucarem com a quede de galhos e troncos.
Para substituir as espécies urbanas de árvore encontradas na rua XV de novembro foram considerados os seguintes aspectos para as novas árvores: ausência de raízes superficiais, ausência de espinhos, adaptabilidade climática, crescimento regular, tipo de folhas, flores e frutos, formas e dimensões da copa, rusticidade e resistência a pragas, doenças e poluição, entre outras.
Essas novas árvores deveram valorizar o paisagismo da época, trazer conforto de sobra e uma bela aparência ao calçadão, produzir melhor visualização e até segurança para os pedestres que caminharam na rua. Além disto, a XV será remodelada com a substituição da pavimentação, bancos, floreiras, a troca das bancas de revistas, luminárias e outras melhorias que deixarão o calçadão atualizado com os dias atuais.
Segundo o secretario do Meio Ambiente “esta revitalização do calçadão da XV é uma conquista de todos os comerciantes e da população são-joseense. Esperamos a compreensão de todos neste período de transtorno e tão logo esteja finalizada, poderemos usufruir mais harmoniosamente deste espaço”.

Mais Informações
As árvores para a substituição serão de aproximadamente 18 espécies:
Ipê Amarelo – Ipê Roxo – Dedaleiro – Chuva de Ouro – Cerejeira do Japão – Caroba – Ipê Branca – Ipê Rosa – entre outras.





Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais