Projeto “Vamos Reciclar” conscientiza comunidade para a reciclagem de papel
19-12-2003 20:58

A Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, vem desenvolvendo o projeto “Vamos Reciclar” que consiste em capacitar professoras, alunos e, em alguns casos, as mães de alunos, na reciclagem de papel artesanal, com possibilidades de uso do papel reciclado nas próprias impressoras a jato de tinta das escolas.
O projeto “Vamos Reciclar” sai da teoria da Educação Ambiental e vai direto à pratica da reciclagem, sensibilizando para a necessidade de reciclar, reduzir a geração de resíduos, proteger o meio ambiente, buscar o desenvolvimento sustentável e, como o papel reciclado pode ser utilizado nas próprias impressoras a jato de tinta das escolas, ou em papéis que substituem cartolinas decorativas, dissemina conceitos de economia para os alunos, revertendo em benefícios para as escolas.
Com os resultados satisfatórios obtidos na primeira experiência piloto do projeto, no dia no último dia 12 de dezembro realizado na Escola de Surdos Anne Sulivan, o projeto será estendido para os demais estabelecimentos públicos municipais, sem deixar de lado as escolas rurais, que provavelmente receberão treinamento na própria escola.
Além da capacitação, o programa prevê a confecção de kits de reciclagem de papel a serem entregues às escolas participantes, para que além de poderem praticar a reciclagem do papel no treinamento, possam dispor do equipamento básico para reciclar periodicamente, de acordo com as necessidades e anseios de cada escola. Para as escolas municipais da área urbana, pretende-se fazer um treinamento em conjunto para as professoras representantes das escolas, já para as escolas municipais da área rural, serão efetuadas um treinamento em cada colégio, através de um agendamento que será pré-determinado.
O programa “Vamos Reciclar” deverá ter início em março de 2004 e culminará com um evento que será realizado na Semana do Meio Ambiente, em junho, e, em especial no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Espera-se que sejam moldados novos hábitos de consumo, grande conscientização para a necessidade de diminuir a geração de resíduos e conceitos de economia nas escolas e em casa, e que assim sejam assimilados por esta nova geração que certamente fará a diferença no futuro.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais