Protocolos de segurança para as eleições municipais de 2020
16-10-2020 20:55

Em razão da pandemia de Covid-19, desencadeada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), as eleições municipais realizadas no Brasil a cada quatro anos em todos os estados do país – com exceção do Distrito Federal – foram adiadas pelo Congresso Nacional. De acordo com o calendário original da Justiça Eleitoral, o primeiro turno aconteceria no dia 4 de outubro e o segundo seria no dia 25 de outubro.



Com a pandemia de Covid-19 as datas tiveram que ser alteradas. O primeiro turno foi remarcado para o dia 15 de novembro e o segundo, onde houver, será realizado no dia 29 de novembro.



Para oferecer mais segurança sanitária aos eleitores e mesários, além de diminuir as chances de transmissão do vírus, o horário de votação também foi ampliado.



Nessas eleições, os eleitores vão poder votar das 7h da manhã às 17h. Maiores de 60 anos de idade, preferencialmente, devem votar até as 10h – outra medida adotada para garantir ainda mais segurança ao principal grupo de risco da doença.



O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) excluiu neste ano a necessidade de identificação biométrica por causa da pandemia. No dia das eleições, o eleitor deve apresentar um documento original com foto e assinar o livro de votação, por isso à recomendação em levar a própria caneta para evitar o contágio e transmissão da infecção.



Entre as dicas e medidas adotadas para essas eleições que acontecem em meio à uma pandemia é importante destacar que a máscara é obrigatória e sem ela o eleitor não poderá votar, o local de votação (zona e sessão) devem ser consultados com antecedência, para evitar o contato físico permanece a orientação mundial sobre o distanciamento social – 1,5 metro e meio pelo menos – maiores de 60 anos de idade preferencialmente devem comparecer à sessão de votação das 7h às 10h da manhã, a higienização das mãos com álcool em gel 70% deve ser feita antes e depois da votação.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais