Raggio destaca caráter democrático do novo Plano Municipal de Saúde
08-02-2010 14:26

O secretário municipal de Saúde de São José dos Pinhais Armando Raggio destacou o caráter democrático das discussões em torno do novo Plano Municipal de Saúde, no sábado (6), durante o encerramento da 2ª Oficina de Trabalho de Gestão em Saúde.

“A abertura para a participação dos servidores que atuam na área da Saúde para apresentarem e discutirem propostas ao novo Plano demonstra o quanto estamos comprometidos em bem atender a população”, disse Raggio.

O evento foi realizado nas dependências do Hotel Tulip Inn, e reuniu, durante dois dias consecutivos, os servidores municipais da Saúde. Ao longo da programação, foram realizadas palestras, grupo de trabalhos e plenárias, aonde foram levantados tópicos importantes visando a melhoria dos serviços de Saúde.

Como palestristas, participaram o presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Roberto Passos Nogueira; e o presidente do Conselho de Secretários Municipais da Saúde da Região Metropolitana de Curitiba, Haroldo Ferreira.

“O nosso desafio é humanizar esta medicina que hoje é oferecida a população”, afirmou Roberto Nogueira. “Toda tentativa neste sentido esbarra em um muro que protege uma estrutura desumanizada e fortemente baseada no uso da tecnologia. A tecnologia é útil, mas antes é preciso voltar a atenção para o paciente”.

Para Nogueira, o cenário atual não permite visualizar uma Saúde Pública exclusivamente administrada pelo Estado. “Temos que conviver com as organizações sociais e as fundações estatais. Mas prefiro, se for o caso, a fundação estatal no lugar de uma organização social”.

Haroldo Ferreira, que também é secretário municipal de Araucária, destacou a dificuldade de poder público fiscalizar as organizações sociais que atuam como agentes terceirizados na Saúde Pública.

“Em Araucária recebemos da administração anterior o nosso hospital municipal gerido por uma organização social. Eles sempre pedem mais dinheiro. A dificuldade está em saber precisamente aonde este recurso está sendo aplicado”, reclamou Ferreira.


Fotos: Silvio Ramos

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais