Regularização do Jardim Alegria é um importante passo da administração pública na busca da cidadania de seus munícipes
05-07-2005 21:00

Graças a parceira entre a Prefeitura de São José dos Pinhais com o governo Estadual, agora os moradores da região podem ser considerados donos das suas propriedades

A triste história do Jardim Alegria começou há 13 anos, quando centenas de famílias vindas de outros municípios se alojaram no terreno de manancial. A invasão aconteceu de maneira totalmente irregular, em habitações improvisadas sem estrutura como água, luz ou instalações sanitárias. Mesmo irregulares, a Prefeitura de São José dos Pinhais não deixou os moradores a mercê da sorte, levando infra-estrutura para a região.
Hoje, o Jardim Alegria possui estrutura como luz, água, saibro nas ruas, rede de esgoto, linha de ônibus e telefone público, além de Unidade de Saúde, Centro de Promoção Humana, cancha de esporte, Escola Municipal e em breve começará a construção de um Colégio Estadual. Mas, ainda faltava a regularização dos lotes. A realização do principal sonho dos moradores em poder dizer proprietários, realmente donos da propriedade em que moram.
E esse sonho se tornou realidade na tarde de segunda-feira, 04 de julho, quando o prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, o deputado estadual, Francisco Bührer, o secretário Municipal de Habitação, Miguel Ferreira de Paula, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, vereadores, autoridades e moradores da região, se reuniram no Salão de Atos da Prefeitura para assinatura de regularização fundiária do bairro.
Antes da assinatura, o secretário Miguel Ferreira de Paula, mencionou as várias etapas que passaram até aquele momento de regularização e da aquisição da área de manancial pela Prefeitura da Cidade. O secretário explicou a atual situação da região: “Atualmente o Jardim Alegria possui 981 lotes, 1.075 famílias e 4.414 moradores. Agora com o pagamento dos lotes pelos moradores, a verba irá para o Fundo Municipal de Habitação para proporcionar mais programas sociais para a nossa população”. O secretário finalizou mostrando algumas matérias jornalísticas antigas, uma delas mencionava que os moradores teriam que deixar a região, “e hoje estamos assinando a regularização do bairro”.
O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, mostrou-se muito feliz na cerimônia. “Eu que presenciei todo o processo, fico feliz nesse momento em realizar o sonho dos milhares de moradores do Jardim Alegria. Hoje estamos assumindo mais uma vez o compromisso que assumimos de trabalhar para os mais necessitados. É assim a Cidade que estamos construindo, um Município para todos. A administração pública tem pessoas bem intencionadas, não apenas mensalão”, finalizou Toninho sendo bem aplaudido pelos presentes.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, José Donizete Fraga, falando em nome de Poder Legislativo Municipal, lembrou o dia da “invasão”: “Um local muito triste na época, sem nenhuma estrutura, e hoje seus moradores têm dignidade”. O vereador finalizou ressaltando a parceria da Prefeitura com o governo do Estado.
Com satisfação, o presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, lembrou a preocupação do governador Roberto Requião com os necessitados, do desafio de desenvolver as áreas habitacionais irregulares, da burocracia em regularizar tais áreas, elogiou o esforço do secretário Miguel na luta da regularização, destacando a emoção das palavras do secretário. “Esperamos que essa seja a primeira ação de muitas outras”. Romanelli finalizou parabenizando o prefeito Leopoldo Meyer, “eleito para realizar ações como esta”, o companheiro Francisco Bührer e destacou a parceria na busca do melhor para o cidadão.
O deputado estadual, Francisco Bührer, destacou o trabalho de Romanelli na Cohapar, destacou a importância da moradia e a atual dificuldade de se adquirir a casa própria. O deputado falou da sua conquista junto ao governo do Estado para a construção de Colégios em São José dos Pinhais, também destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Leopoldo Meyer, agradeceu em público o governador Roberto Requião: “Sou parceiro do governo estadual na busca de melhorar a vida dos nossos cidadãos. O interesse do Estado é maior que os interesses partidários. Bührer finalizou destacando a seriedades dos políticos do Município e paranaense.
O prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, começou o seu discurso desejando boas vindas a equipe da Cohapar presente no evento, agradeceu ao governo estadual pela ajuda na regularização, “que iniciou na gestão Luiz Carlos Setim”. Meyer falou que a comunidade do Jardim Alegria merece essa regularização, falou que assim como o governo estadual, “a administração municipal também prioriza os mais necessitados”. Após falar sobre os trabalhos preventivos em São José dos Pinhais, o prefeito finalizou dizendo o grande salto realizado na regularização atingindo os objetivos, “salto triplo em direção aos anseios da nossa comunidade”.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais