Revitalização do Portal da Colônia Murici
26-12-2023 14:18

Inaugurado em 2016 em homenagem aos imigrantes poloneses, o Portal Turístico Caminhos da Colônia Murici passou por uma revitalização completa promovida pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais. Com isso, a administração pública municipal busca fomentar o turismo rural da cidade.

A revitalização abrangeu uma série de melhorias, incluindo uma limpeza técnica minuciosa e uma nova pintura em todas as superfícies, desde as paredes até o forro e toda a estrutura do portal. Uma atenção especial foi dada ao telhado, que recebeu uma aplicação de resina, garantindo maior durabilidade e resistência às intempéries.

Uma das mudanças mais notáveis é a instalação de iluminação cênica, algo inédito no portal. “Agora, os visitantes poderão apreciar a beleza do Portal da Colônia Murici tanto durante o dia quanto à noite, oferecendo uma experiência única e encantadora. A nova iluminação destaca os detalhes arquitetônicos e os elementos culturais, proporcionando um cenário perfeito para fotos e visitas noturnas”, destaca a secretária da Sictur, Kelly Daiana Antunes dos Santos.

Com 14 metros de altura por 17 metros de largura, o Portal Turístico Caminhos da Colônia Murici é uma representação imponente da cultura polonesa, resgatando símbolos como o lambrequim de madeira, o brasão da Polônia e a cor amarela, que remete à alegria dos imigrantes poloneses no pós-Guerra Mundial.

A revitalização não apenas preserva a homenagem aos imigrantes poloneses, mas também eleva o portal a um novo patamar de atratividade turística. Com essa iniciativa, São José dos Pinhais reforça seu compromisso em promover o turismo local, proporcionando aos visitantes e moradores uma experiência enriquecedora e memorável.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais