Saiba como participar dos Grupos de Idosos
29-02-2024 13:57

Envelhecer com qualidade de vida e bem-estar é um desejo compartilhado por muitos são-joseenses. Sabendo disso, a Secretaria de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais promove inúmeras atividades de socialização e integração por meio dos 58 grupos de idosos, que, atualmente, contam com mais de 1.800 participantes.

Os interessados em fazer parte desses grupos devem ter 60 anos ou mais, e caso necessitem, podem levar um acompanhante maior de 18 anos, que será inscrito como tal. As inscrições são realizadas nos próprios locais de encontro, cujos endereços e dias são disponibilizados no Portal da Prefeitura, atualizados a cada 6 meses.

Além de proporcionarem momentos de socialização e pertencimento, os encontros também se constituem como uma oportunidade para contribuir ativamente na construção de uma comunidade mais unida e saudável. Segundo a coordenadora dos grupos, Anna Dorcas, os encontros semanais, realizados de segunda a sexta-feira a partir das 13h30, oferecem uma variedade de atividades adaptadas às preferências e necessidades dos participantes.

“Dessa forma, as atividades que realizam são previamente definidas pelos integrantes, que desenvolvem várias atividades, como bingo, rodas de conversa, oficinas de artesanato, dominó, bocha, palestras; os participantes fazem ainda atividades físicas, passeios, dançam e aproveitam cada minuto de forma saudável”, explica Anna.

Os encontros acontecem em diversos locais particulares e públicos, como: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), associações de moradores, igrejas católicas e evangélicas e, inclusive, no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia, espaço onde funciona a sede administrativa da Secretaria de Cultura (Semuc).

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, a equipe responsável pelos grupos de idosos do município está disponível pelo telefone (41) 3381-5995.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais