Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais recebeu Prêmio Cidade Empreendedora em 2023
26-01-2024 13:48

Em 2023, a Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais, que funciona nas dependências da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), realizou mais de 18 mil atendimentos, como formalização de CNPJ, regularização e entrega de declarações de rendimento.

Graças ao trabalho realizado pela equipe da Sala do Empreendedor, São José dos Pinhais conquistou o reconhecimento de Cidade Empreendedora em 2023. A premiação aconteceu durante o Encontro de Políticas Públicas, realizado pelo Sebrae Paraná nos dias 30 e 31 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Na ocasião, o coordenador e agente de desenvolvimento, Fabio Monteiro Braz, esteve representando o município. Ele destaca a importância da Sala do Empreendedor e seu papel fundamental para contribuir significativamente para o fortalecimento do ambiente de negócios local.

“Algumas ações que a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), por meio da Sala do Empreendedor, realizou junto aos agentes de crédito e ao agente de desenvolvimento, fizeram com que o apoio aos micro e pequenos negócios seja desempenhado e promova o desenvolvimento do empresário local. Dessa forma, fomos reconhecidos pelos índices estabelecidos pelo Sebrae, elevando nosso município para um patamar de Cidade Empreendedora”, destaca Braz.

O Programa Cidade Empreendedora visa implementar capítulos da Lei Geral nº 123/2006 nos municípios, incentivando ações que impulsionem o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

São José dos Pinhais conquistou essa premiação por atingir a pontuação necessária no Índice de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M):

Capítulo de Simplificação e Desburocratização: Pontuação pela abertura de empresas utilizando o Rede Fácil;

Capítulo de Acesso à Mercado: Destaque pela criação de edital de licitação exclusiva para pequenas empresas locais;

Capítulo de Acesso ao Crédito: Reconhecimento pela implantação da Lei do Fundo Garantidor de Aval;

Capítulo de Associativismo: Benefícios concedidos às associações de diversas naturezas;

Capítulo de Inovação: Iniciativas, como encontros e hackatons, impulsionaram a pontuação.

Em 2023, a Sala do Empreendedor teve um ótimo desempenho. Os números abaixo comprovam esse destaque:

Formalização de 990 empresas;

Entrega de 1.675 declarações anuais de rendimento;

Regularização de 2.911 Microempreendedores Individuais (MEIs);

Emissão de mais de 1.300 notas fiscais;

Realização de 15 palestras e oficinas;

Liberação de R$ 665.342,00 em crédito pela Fomento Paraná.

Sobre a Sala do Empreendedor

Composta por uma equipe de nove pessoas, a Sala do Empreendedor oferece uma gama de serviços para apoiar empreendedores e pequenos empresários. Desde a formalização de negócios até consultoria em gestão e capacitação, a equipe se destaca por seu comprometimento em impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Para mais informações, os interessados podem contatar a Sala do Empreendedor pelo WhatsApp (41) 3385-8625 ou acompanhar as novidades pelo Instagram @saladoempreendedor_sjp.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais