São José dos Pinhais adere à 1ª Caminhada do Meio-Dia em memória das vítimas de feminicídio e pelo fim da violência contra a mulher
19-07-2023 13:52

Dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR) mostram que em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres. Pelo fim da violência contra a mulher, São José dos Pinhais aderiu à 1ª Caminhada do Meio-Dia: pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres. A ação será no próximo sábado (22), a partir das 11h30, em frente à Catedral de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro.

Promovida pelo Governo do Estado, a Corrida do Meio-Dia faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Femínicidio, e busca homenagear a memória das vítimas de feminicídio e expressar solidariedade às famílias afetadas. Além disso, a campanha estadual visa conscientizar a população sobre a gravidade desse crime e pedir o fim da violência contra a mulher.

A Prefeitura de São José dos Pinhais convida todos a participarem da ação. A adesão do município mostra a preocupação e o compromisso da gestão pública municipal na luta contra o feminicídio e na busca por uma sociedade mais segura e justa para as mulheres.

Para a Prefeita Nina Singer, o engajamento da população de São José dos Pinhais é fundamental para o sucesso da iniciativa, uma vez que é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade para enfrentar o feminicídio. “A adesão dos são-joseenses à Caminhada do Meio-Dia é um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Iniciativas como essa inspiram, incentivam e contribuem para a luta contra a violência de gênero, promovendo a conscientização e o combate efetivo ao feminicídio”, destaca.

Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

No Paraná, o dia 22 de julho foi estabelecido como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio após a sanção de uma lei pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A data foi escolhida em memória da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, que foi vítima desse crime brutal.

A legislação estadual determina que é responsabilidade do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema, buscando sensibilizar a sociedade para a importância de combater a violência de gênero.

SERVIÇO – 1ª Caminhada do Meio-Dia: pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres

DATA: Sábado, 22 de julho de 2023.

HORÁRIO: A partir das 11h30.

LOCAL: Em frente à Catedral de São José dos Pinhais (Praça 8 de janeiro, Centro).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais