São José dos Pinhais comemora 16 anos da Agência Sine e 10 anos do Conselho Municipal do Trabalho
29-06-2005 18:42

Temos que investir em políticas de qualificação profissional e incentivar o desenvolvimento, pois esses fatores são os principais fomentos da economia social e deles sucedem toda a cadeia produtiva”, disse o prefeito Leopoldo Meyer





Para comemorar os 16 anos da Agência do Trabalhador – Sine, em São José dos Pinhais, e cumulativamente, os 10 anos do Conselho Municipal do Trabalho do Município, sendo este o primeiro criado no Brasil, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo - Departamento do Trabalho, realizou ontem, 29 de junho, um café da manhã, reunindo convidados e lideranças municipais, dentre elas, vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o juiz do trabalho, Bráulio Gabriel Gusmão, o prefeito Leopoldo Meyer e o deputado estadual, Francisco Bührer.
O encontro teve também o lançamento da 6ª edição do Caderno Estatístico, com dados sobre o mercado de trabalho de São José dos Pinhais, que traz uma ampla coletânea de informações do setor.
A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, além de comemorar seus 16 anos na Cidade, também comemora o melhor semestre de sua história, onde obteve números recordes de intermediação de mão de obra, quando foram colocados e recolocados no mercado de trabalho, milhares de profissionais.
É também pela Agência Sine que são atendidos os trabalhadores que buscam o benefício do seguro desemprego, e que em 2005, o volume liberado de benefício chega a casa dos Doze Milhões de Reais; além disso, também é através do Sine, o gerenciamento e o funcionamento do Banco Social, destinado ao crédito de micro empreendedores, e ainda, a capacitação profissional de trabalhadores para os mais diversos segmentos do mercado.
Toda esta estrutura administrativa, gerenciada diretamente pela Administração, conta também com o apoio do Conselho Municipal do Trabalho, representado por trabalhadores, empregadores e representantes do Governo, que ajudam nas propostas de programas de geração de emprego e renda e na formulação de planilhas de cursos de qualificação.
Com relação ao lançamento do Caderno Estatístico, o material traz números específico sobre o mercado de trabalho do município, que hoje, conforme os dados, possui uma população economicamente ativa de 134.262 habitantes, segundo dados do IPARDES, de um total de 243.750, conforme dados do IBGE. São José dos Pinhais gerou no ano de 2004, 26.197 novas vagas no mercado de trabalho, tendo no mesmo período registrado 20.218 demissões. O município é também, entre as 399 cidades paranaenses, o quinto lugar com melhor média salarial, girando em torno de R$ 953,30.
Na geração de emprego em São José dos Pinhais, a melhor média é do setor industrial, seguido pelo serviços, o comércio e a construção civil. Outro indicador do caderno estatístico revela que se São José dos Pinhais oferece um dos melhores salários do estado, por outro, o mercado de trabalho exige cada vez mais, profissionais com mais qualificação e nível escolar, e as ofertas não estão restritas somente a esse fator, mas também a faixa etária, onde foi melhor aproveitamento do mercado de trabalho ocorre entre trabalhadores com idade dos 19 aos 30 anos, tendo neste contexto, maior participação dos homens, com 64,7% de aproveitamento.
Na realização do evento comemorativo ao aniversário da agência Sine e do Conselho Municipal do Trabalho, o prefeito Leopoldo Meyer, que se diz contrario a festividades, considerou o momento adequado para comemorações, visto os resultados atingidos pela Agência Sine. “Procuramos não dispensar muito tempo a festas e comemorações e concentrar nosso tempo, em trabalho em prol da comunidade, mas as datas comemorativas do Sine e do Conselho, merecem nossa consideração e esta confraternização, visto os resultados alcançados. Geração de emprego e renda é o primeiro passo para a conquista de uma vida com qualidade, e é isso que queremos para a nossa gente. Temos que investir em políticas de qualificação profissional e incentivar o desenvolvimento, pois esses fatores são os principais fomentos da economia social e deles sucedem toda a cadeia produtiva”, disse o prefeito Leopoldo Meyer.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais