São José dos Pinhais comemora 170 anos de Emancipação Política
10-01-2023 15:33

Em solenidade pública, na tarde desta segunda-feira (09), foi realizado o ato cívico que comemorou os 170 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais, celebrado no dia 08 de janeiro.



A ocasião reuniu a prefeita do município – Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, secretários municipais, diretores de departamento, vereadores e assessores do Legislativo, além de autoridades civis, de segurança pública (Polícia Militar do Paraná – PMPR e da Guarda Municipal – GMSJP) e religiosas, líderes comunitários, servidores, população e representantes da imprensa local.



O ato aconteceu no Memorial Casarão, localizado no Paço Municipal que recebeu como tradição a Banda Marcial de São José dos Pinhais para a execução do hino nacional.



“ Não podemos deixar passar em branco, porque é o momento em que temos a nossa autonomia para fazer leis e defender o interesse social da população”, comentou Nina.



170 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais



Criada em 16 de julho de 1852, por meio da lei n.º 10 da província de São Paulo (SP), a Vila de São José dos Pinhais, como era chamada na época, teve em 8 de janeiro de 1853 a instalação da Câmara dos Vereadores, desmembrou-se da província de São Paulo, e em dezembro de 1897, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais