São José dos Pinhais e cidades da RMC participam do IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná
05-07-2023 12:54

São José dos Pinhais e mais oito cidades que integram o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) participaram na última sexta-feira (30), em Arapongas, do IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná -CONGEP.



Articulado pelo Coin-GM, um grupo de 25 pessoas esteve presente no encontro, promovido no interior do Estado. Estiveram presentes comandantes e integrantes das Guardas Municipais de Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Mandirituba, Pinhais e São José dos Pinhais.



O evento organizado pela Prefeitura de Arapongas aconteceu no auditório da Igreja Matriz da cidade e recebeu a presença de 32 municípios de diferentes regiões do estado, reunindo aproximadamente 150 participantes e autoridades da região: o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o deputado estadual Tiago Amaral, deputado federal Pedro Lupion, além de secretários municipais, comandantes das guardas municipais e representantes de segurança pública das cidades.



A iniciativa discutiu a formação de um Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores das Guardas Municipais do Paraná, o CONGEP, e proporcionou importantes debates sobre as guardas municipais.



Ao final, foi acordado um novo encontro para ser realizado no final do mês de julho, em Curitiba. A ocasião vai reunir os prefeitos, secretários e comandantes das cidades paranaenses que possuem guarda municipal, além de integrantes do Governo do Estado, para a aprovação do estatuto e a escolha dos membros da primeira diretoria executiva do CONGEP.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais