São José dos Pinhais é referência nacional na utilização do agente antipó
19-05-2005 21:18

São José dos Pinhais já é referência nacional na utilização do agente antipó, uma solução alternativa viabilizada pela Petrobrás, através do aproveitamento de alguns tipos de resíduos da produção de combustíveis, tendo como matéria-prima tanto o petróleo quanto o xisto. Depois de beneficiar moradores de bairros que residem ao longo de mais de 500 quilômetros de ruas, o município tem recebido a visita de prefeito, técnicos e até mesmo representantes de associações de municípios de várias partes do Brasil, que vêm conhecer a nova técnica, com o objetivo de levar a experiências para suas regiões.
Augusto Cezar Barbosa da Silva, engenheiro civil da Associação dos Municípios da Calha Norte, que reúne sete municípios do Estado do Paraná – Óbidos, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Juruti, Monte Alegre e Curuá, foi um dos esteve recentemente buscando informações sobre a nova técnica em São José dos Pinhais. Recebido pelo secretário de Viação e Obras Públicas, Sérgio Muniz, ele assistiu a um vídeo sobre o aproveitamento desses resíduos e depois visitou ruas que receberam o agente antipó recentemente e já há algum tempo, para avaliar a relação custo/benefício, interessando-se especialmente pelo baixo preço do produto.
Anteriormente, o prefeito Leopoldo Meyer já havia recebido o seu colega Riverton Mussi Ramos, de Macaé, Rio de Janeiro, que estava acompanhado por uma equipe de secretários, técnicos e assessores, num total de 11 autoridades. Foi justamente o agente antipó que trouxe o prefeito de Macaé e sua equipe de trabalho para conhecer a experiência de São José dos Pinhais com a utilização desse produto no revestimento de ruas. Aquela cidade é a maior produtora de petróleo do país, com uma participação de 81 por cento, em conseqüência da Bacia de Campos, e pretende seguir o exemplo de São José dos Pinhais.
Depois de uma reunião de trabalho no Salão de Atos, os visitantes percorreram várias ruas da Cidade, principalmente na região do Guatupê, onde a utilização do agente antipó vem de anos. Desenvolvido pela Petrobrás, o agente antipó penetra no revestimento primário, proporcionando forte adesão entre as partículas que o compõe, gerando uma camada impermeável no leito da rodovia. A adesividade obtida é oriunda das características que o óleo de xisto possui e que já foram comprovadas em outros produtos de pavimentação.
O secretário de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais explicou, naquela oportunidade, que o produto começou a ser utilizado na Cidade durante a administração passada, quando o atual prefeito Leopoldo Meyer era secretário de Viação e Obras Públicas. “O agente antipó elimina a formação de poeira e lama, proporcionando um confortável tráfego sobre as vias não pavimentadas e não se deteriora durante e após as chuvas”. “É por isso que, a exemplo de tantas outras iniciativas, São José dos Pinhais é exemplo de administração, gerenciamento e aplicação de novas técnicas, como esta do agente antipó, que agora serve de modelo para outras cidades do país”, concluiu o prefeito Leopoldo Meyer.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais