São José dos Pinhais lança ofensiva contra a nova gripe
10-02-2010 15:56

O verão ainda não acabou, mas já é grande a preocupação com o vírus H1N1, que causou a pandemia de Gripe A no ano passado. Em São José dos Pinhais, a Casa da Gripe, criada pela Prefeitura para atender exclusivamente pacientes infectados, permanecerá aberta 24 horas por dia a partir de 18 de fevereiro. Além disso, a Vigilância Sanitária dará início a uma série de atividades em escolas da rede municipal de ensino alertando as crianças sobre formas de prevenção da doença.

Em janeiro, em média 40 pessoas buscaram atendimento diariamente na Casa da Gripe. Ao todo, foram confirmados 95 casos neste ano. No ano passado, foram 2093 casos na cidade. Paralelamente às ações da Prefeitura de São José dos Pinhais, terá início a vacinação promovida pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, a vacinação contra a Gripe começará em março e será dividida em cinco etapas, de modo a imunizar grupos considerados prioritários.

Primeiramente, serão vacinados os trabalhadores da rede de saúde. As grávidas serão imunizadas em seguida, juntamente com as crianças de seis meses a dois anos de idade, além dos portadores de doenças crônicas, como obesidade mórbida, problemas respiratórios, cardíacos, hepáticos, renais e diabetes. A população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada na sequência e, por último, os idosos com mais de 60 anos.

No Paraná, o Ministério da Saúde vai distribuir as vacinas para a Secretaria Estadual de Saúde, que vai dividir os lotes recebidos entre as 22 regionais de saúde existentes, que por sua vez, atenderão às demandas das secretarias municipais de saúde. Até o momento, não há confirmação do número de doses que a cidade de São José dos Pinhais vai receber. Contudo, a virologista e coordenadora da Casa da Gripe, Ciane Mackert, informa que a população são-joseense está segura. “Não vai faltar vacina nem qualquer tipo de medicamento para ninguém. Todos aqueles que procurarem os serviços de saúde em nosso município terão assistência garantida”.

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 83 milhões de doses de vacina para imunizar a população, como estratégia para conter a nova gripe. Levantamentos revelam que a doença matou 1.705 pessoas no Brasil e mais de 14 mil em todo planeta. No Paraná, segundo o boletim divulgado no dia 20 de janeiro, 291 mortes foram confirmadas, sendo 24 na cidade de São José dos Pinhais.

Cuidados

A nova gripe é transmitida pelo contato com secreções contaminadas e, por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão do vírus H1N1. “Se os cuidados tomados no inverno forem mantidos no verão, teremos menos casos da gripe. A onda de calor que tem incidido pela região sul nesses últimos dias não tem uma significância para a prevenção do vírus, uma vez que à medida em que temos dias prolongados de sol, outros se sucedem com a chuva”, explica a coordenadora da Casa da Gripe.

De acordo com Ciane, a vacina não tem contra indicações e os efeitos colaterais da Gripe A são parecidos com os da gripe comum. “Dores musculares, febre alta (acima de 39ºC em 65% dos casos), prostração (mal-estar, sensação de fraqueza), podendo vir acompanhados de tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza”, alerta a médica.

“Recomendamos que ao tossir ou espirrar, qualquer pessoa que esteja com sintomas de gripe cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel e, em seguida, jogue-o no lixo. Também aconselhamos a população a não compartilhar pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal, mesmo que com pessoas da própria família, lavando os utensílios domésticos com sabão e água quente. Além disso, todos devem lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar e também ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro. Também não é aconselhável que as pessoas frequentem ambientes aglomerados e sem ventilação”.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais