São José dos Pinhais realiza Conferência Municipal de Cultura
11-07-2017 20:18

No auditório do Teatro da Música, São José dos Pinhais realizou na noite da última segunda-feira (10) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a presença do prefeito Toninho Fenelon, que destacou a importância do Conselho para as ações e manifestações na Cidade. “A cultura é a alma de uma Cidade. É ela que dá significado à identidade de um povo, de uma comunidade. Em São José dos Pinhais queremos parabenizar o Conselho de Cultura pela atuação no Município e pela realização desta conferência, que é a manifestação plena da cidadania e de participação democrática”, declara Toninho.

O secretário municipal de Cultura destacou a atuação do Conselho no trabalho conjunto pelo setor em São José dos Pinhais e desejou as boas vindas aos novos conselheiros. “Primeiramente, quero agradecer ao grupo de conselheiros que estive conosco nos últimos dois anos, especialmente na pessoa do presidente Antonio Bobrowec. Parabenizo a todos pela atuação, pelo trabalho em diálogo com a nossa secretaria. Nessa sintonia pudemos realizar muitas coisas pela Cultura local. E quero também das as boas vindas aos conselheiros eleitos nesta conferência, que estarão conosco nos próximos anos”, disse Imar Augusto.

Para Antonio Francisco Bobrowec, que esteve à frente do Conselho Municipal de Cultura nesta Gestão, o grupo entrega o mandato com o sentimento de dever cumprido. Ele ainda destaca a importância da atuação do Conselho para a efetivação das ações culturais em todo o Município. “Foi realmente um privilégio estar à frente desse Conselho desde 2012, especialmente como presidente desde 2015. Focamos nossa atuação em duas frentes. A primeira, na conscientização dos membros sobre a importância da defesa da Cultura nas suas mais diversas manifestações. Para isso, procuramos estudar as leis que regem o Conselho, suas atribuições e possibilidades de atuação dentro da sociedade. A segunda, incentivar o Conselho para que busque a sua auto gestão, por meio de projetos e na arrecadação de recursos para o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho deve atuar na fiscalização das ações culturais, mas deve ir além. Na nossa Gestão conseguimos dar os primeiros e esperamos que o próximo grupo que assume o Conselho possa colher muitos frutos”, explica Bobrowec.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura este ano escolheu os novos conselheiros representantes da Sociedade Civil para a Gestão 2017-2019, nos seguintes eixos: Artesanato, Patrimônio, Música, Culturas Populares, Teatro e Manifestações com Bonecos, Literatura, Dança e Artes Visuais. Durante o evento foi também revisado o Plano Municipal de Cultura, que contempla metas para o setor entre os anos de 2013-2023. O texto do Plano foi corrigido, atualizado e aprovado na Conferência e deve ser publicado oficialmente nos próximos dias.

Segue a lista dos conselheiros eleitos para gestão 2017-2019:

Artes Visuais: Samuel Leocádio Costa

Artesanato: Satiro Luiz Neto Duarte

Culturas Populares: Katiani Louise Merhy

Dança: Flavia Santana da Cruz Skoroski

Literatura: Durce Rodrigues de Figueiredo

Música: Fabrício Luiz de Vitor

Patrimônio: Mario Estevam dos Santos

O evento também escolheu os representantes do Município para a Conferência Estadual de Cultura, que se realizará no mês de Agosto. São eles: Antonio Francisco Bobrowec (Patrimônio); Sátiro Duarte (Artesanato); Fabricio Vitor (Música) e Edilene Matucheski (Ópera).

A Conferência Municipal de Cultura contou com a presença do coordenador de Incentivo a Cultura do Estado do Paraná, Isidoro Diniz; dos secretários municipais Angustinho Michalizen (Governo) e Sônia Aparecida Arruda (Assistência Social); dos representantes da secretaria de Planejamento (Surilene Melo e Valdívia dos Santos) e Educação (Jeferson Mauda), além da Comissão Organizadora da Conferência e do apoio técnico dos servidores da Secretaria de Cultura.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais