São José dos Pinhais vem conservando suas áreas de mananciais, mesmo com a instalação de indústrias e montadoras
04-10-2004 20:26


O município de São José dos Pinhais possui em sua extensão territorial três áreas de mananciais, sendo elas as dos rios Itaqui, Despique e Pequeno. Preocupados com a disponibilidade de água, tanto em quantidade como em qualidade, a Prefeitura Municipal busca sempre a preservação dessa água e o cuidado com o Meio Ambiente.
Como sabemos, São José dos Pinhais, nestes últimos oito anos, cresceu no desenvolvimento urbano com a vinda das indústrias e montadoras para o município. Porém, com a instalação dessas indústrias a preocupação com o Meio Ambiente dobrou, para que as áreas ambientais não sofressem nenhum prejuízo.
Desta forma, São José conserva as áreas de mananciais, como é o caso do rio Pequeno, que mesmo tendo uma ocupação urbana, a presença de um distrito industrial e o aeroporto, a qualidade de sua água no ponto de conexão do canal estravasor é de excelente qualidade. Inclusive sua captação para fornecimento pode abastecer toda a Região Metropolitana e Curitiba.
Essa qualidade hídrica da bacia do rio Pequeno torna a capacitação um exemplo de que a possibilidade de manter atividades de ocupação urbana e industrial não prejudica a bacia. No entanto, com a vinda dessas indústrias ocorreu uma diminuição na arrecadação do ICMS ecológico, que em contrapartida aumentou o ICMS do município e gerou novos empregos para a população são-joseense. Atualmente, São José dos Pinhais tem arrecadado de ICMS anual cerca de R$ 49.500.000,00, sendo que em 1997 a arrecadação do ano era de R$ 1.314.723,00.
Com esses índices o município de São José dos Pinhais, em nenhum momento deixou de preservar e conservar seus mananciais, a qualidade da água e do Meio Ambiente, e continua arrecadando seu ICMS e gerando assim o desenvolvimento urbano da Cidade com empregos e qualidade de vida.






Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais