São José investe na segurança das escolas com treinamento e simulação de evacuação
05-09-2023 13:44

Profissionais e estudantes das unidades educacionais de São José dos Pinhais participaram de treinamento e simulação de evacuação de prédios em caso de incêndio nos dias 28, 29 e 30 de agosto. A ação, realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Educação (SEMED), complementa a capacitação dos servidores que teve início no primeiro semestre de 2023.

Coordenada pela Divisão de Estrutura e Funcionamento de Ensino da SEMED, em parceria com a Divisão de Avaliação da Saúde do Servidor (DASS) e o SAMU, a atividade foi destinada para funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas municipais e unidades da Educação Especial.

Durante as práticas de evacuação, as crianças e estudantes receberam orientações dos professores e demais profissionais sobre como devem agir durante o percurso, garantindo assim melhores condições de locomoção durante cada trajeto.

“Este treinamento é de suma importância para que estejamos preparados em casos de emergências, pois a segurança de nossas crianças e profissionais é prioridade”, destacou o chefe da Divisão na SEMED, Rodrigo Cardozo Gomes.

Segundo a SEMED, as ações de treinamento deverão ocorrer outras vezes nas unidades, garantindo o bom fluxo e, principalmente, o bom entendimento por parte dos servidores. Esta é a primeira vez que as unidades de ensino passam por esse procedimento.

Para o secretário de Educação, Aldrian Matoso, a ação faz parte do processo de modernização da educação no município. “Sabemos que a informação e capacitação é fundamental para que as crianças estejam em boas mãos. Nossos profissionais fazem tudo com muito amor e agora estão se aprimorando, entendendo quais são as melhores formas de agir em eventuais casos de incêndio. Não queremos que aconteça, mas precisamos estar preparados para tal”, finalizou.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais