São José testa ônibus movido 100% a gás natural
06-03-2023 13:26

Os usuários da linha metropolitana do transporte coletivo urbano São José / Guadalupe deverão acompanhar nos próximos dias o teste de um ônibus movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV). A iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial a redução de 90% nas emissões de poluentes.



São José dos Pinhais é o primeiro município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a receber o veículo para teste, o qual faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e a fabricante Scania.



A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou o quanto esse ônibus representa para o município, principalmente na questão sustentável. “O mais importante é ter a tecnologia a favor da preservação do meio ambiente. Assim como o Governo do Estado, aqui nós também prezamos pela sustentabilidade e em desenvolver políticas públicas ambientais. Temos que fazer o nosso papel e preservar o mundo e todo o meio ambiente”, afirmou.



De acordo com o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, o Paraná é o estado mais sustentável do país e agora trás essa tecnologia para São José dos Pinhais, com um ônibus moderno, compacto e aconchegante, para atender da melhor forma os usuários da linha que faz o trajeto até a capital paranaense.



“A ideia de fazer essa experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, para o Estado e para o usuário que paga tarifa”, disse o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos.



O ônibus em teste fará parte da frota da Viação São José, tem uma capacidade para 86 passageiros e vai percorrer diariamente um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba.



Benefícios do Gás Natural Veicular (GNV)



O uso do GNV permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 – dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e de perda de produtividade causada por esses poluentes.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais