Saúde antecipa Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
13-04-2009 12:22

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe para a esta segunda-feira (13). A vacinação deve continuar até o dia 8 de maio. Todas as pessoas acima de 60 anos devem tomar a vacina contra a gripe.

Na primeira semana da atividade, os trabalhos serão intensificados na área rural do município. Colônia Murici, Malhada, Colônia Zacarias, Roça Velha, Jardim Soraia, Cidade Jardim, Faxina, Portãozinho, Marcelino, Faxina do Campestre, Agarau, Independência, São Judas Tadeu, São Domingos, Aristocrata estão entre as localidades que serão atendidas.

Entre os dias 20 e 24 de abril, as ações estarão mais voltadas a atender os grupos de idosos na área urbana. Jardim Curitibano, Jardim Marcelino, Jardim Krichak, Campina do Taquaral, Libanópolis, Jardim Izaura, Jardim Fabíola, Guatupê, Rio Pequeno, Campo Largo da Roseira, Afonso Pena, Rocinha e Bom Jesus fazem parte das áreas onde a equipe da saúde atuará.

No dia 25 (sábado), dia da mobilização nacional, será feita a apresentação dos resultados e continuidade da campanha no Jardim Ipê, Malhada, Jardim Itatiaia, Jardim Independência, Jardim Itália, Ouro Fino, Jardim Veneza, Colônia Rio Grande, São Domingos e Malhada. Além disso, estarão abertas as Unidades de Saúde dos seguintes bairros: Jardim Ipê, Borda do Campo, Riacho Doce, Jardim Veneza, Contenda, Trevisan, Afonso Pena, Guatupê, Xingu, Colônia Murici, São Marcos, Campo Largo, Braga e Centro (Posto Central), Terminal de Ônibus do bairro Afonso Pena, Rua XV de Novembro e Shopping São José também farão parte dos pontos de vacinação neste dia.

Metas Nacionais
Por meio da campanha, o Ministério da Saúde visa contribuir para a redução da morbimortalidade por influenza (gripe) e suas complicações, na faixa de pessoas acima de 60 anos, o que, segundo dados do Ministério da Saúde, corresponde a cerca de 20 milhões de pessoas.

Reação
A vacina contra a gripe é segura. Constituída por vírus inativo, não causa a doença, mas, da mesma forma como nas demais vacinas, alguns eventos adversos podem surgir. Febre baixa e reações locais (dor, endurecimento e vermelhidão) podem aparecer. Raramente pode ocorrer coriza, vômito e dores musculares.

Vacinação
Todas as pessoas acima de 60 anos devem receber a vacina anualmente. Administrada por via subcutânea ou intramuscular, a dose corresponde a 0,5 ml.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais