Secretaria da Cultura faz parceria com municípios paranaenses
07-10-2005 13:33

A Secretaria Municipal da Cultura, através do projeto "O Boneco e a Sociedade", estabeleceu pela segunda vez a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e a TV Professor, para a criação de um vídeo didático com bonecos que fala sobre cidadania. Esse vídeo vai ser distribuído nas escola públicas de Curitiba, também sendo disponibilizado para outros municípios brasileiros interessados.

Essa parceria foi firmada devido ao trabalho de qualidade artística e ao profissionalismo dos artistas são-joseenses. Nesse vídeo a participação de São José dos Pinhais, foi através da confecção de bonecos, manipulação e interpretação.

Dessa forma o desenvolvimento teatral proposto pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por intermédio do "O Boneco e a Sociedade", traspassa os limites da municipalidade, agregando, e ao mesmo tempo difundindo a cultura do e no Estado.
Além dessa parceria com a TV Professor, a Secretaria da Cultura no processo de divulgação de seu desenvolvimento da cultura teatral, nesse início de outubro, está disponibilizando sua produção artística cênica para outros municípios.

Para Campo Largo, a Secretaria está disponibilizando para abrilhantar o Festival de Teatro daquele município, a Exposição de Bonecos sobre o Folclore Brasileiro, que ficará instalada do dia 03 ao dia 17/10, divulgando com isso o Museu do Boneco Animado e o Museu do Boneco Itinerante; o Homem Palco, que fará interferências no dia 06 pela manhã; e o espetáculo "O Santo e a Porca" que fará duas apresentações no dia 06, à tarde, mostrando a qualidade cênica aplicada e desenvolvida pela Escola Livre de Teatro.

Para Tijucas do Sul, acontecerá no dia 05, nos períodos manhã e tarde, apresentações do espetáculo "Ritmos em Marionetes", que abrilhantará a festa comemorativa do dia da criança.

Para Antonina, irá no dia 08, às 21h, acontecer a apresentação do espetáculo "No País dos Prequetés". Essa apresentação será o ponto alto da programação realizada pela administração capelista, para a comemoração do dia da criança.
Ainda para Antonina, já está acertada a ida, no dia 13 de novembro, do espetáculo "A Loja das Maravilhas Naturais", que é a última montagem da Companhia Mirim da Secretaria da Cultura. Essa apresentação tem o intuito de incentivar às crianças de Antonina para o gosto e a vontade de se estudar e fazer teatro.

Com relação a Antonina, já começaram as negociações para o intercâmbio artístico cultural para as festividades do Carnaval 2006.
Essas parcerias estabelecidas pela Secretaria da Cultura, enaltecem todo o esforço da atual administração e dos artistas cênicos, colocando a arte são-joseense na excelência da cultura paranaense.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais