Secretaria da Educação realiza cadastros para o Passe Escolar
12-02-2004 20:39

Desde segunda-feira, dia 09, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Educação, vêm realizando o cadastramento de alunos que desejam participar do Programa Passe Escolar, na Usina de Conhecimento. Até agora, foram atendidas mais de cinco mil pessoas e espera-se que este número dobre até sexta-feira, 13, último dia para o cadastramento. Alunos que já participavam do Programa no ano passado também precisam se recadastrar.
Para beneficiar-se com o Passe Escolar o estudante precisa morar em São José dos Pinhais e estar regularmente matriculado em escolas de ensino fundamental e médio da Rede Pública de Ensino do Município. Também é necessário que resida a mais de 1.500 metros da escola mais próxima e que a renda total de sua família não ultrapasse três salários mínimos. Preenchendo estes requisitos, a Prefeitura pagará o correspondente a 50% do valor do passe, cabendo a cobertura dos outros 50% aos responsáveis pelo estudante.
Para se cadastrar, o aluno ou responsável (no caso de estudantes menores de 18 anos), deve se dirigir à Usina de Conhecimento, levando os seguintes documentos: declaração de matrícula escolar – original; cópia da certidão de nascimento ou RG do aluno; cópia do comprovante de endereço atualizado; cópia do comprovante de renda atualizado; e cópia do documento do responsável.
Para a diretora do Departamento de Suporte Operacional da Secretaria da Educação, Albani Bührer, os critérios para liberação do Passe Escolar são rígidos. “Existe uma constante verificação para se ter certeza de que o aluno está realmente usando o passe para ir à escola”, assegura Albani. A Prefeitura também pode realizar investigações sócio-econômicas da família do aluno, para verificar a veracidade das informações prestadas. Albani confirma que, caso seja diagnosticado qualquer desrespeito às regras do Passe Escolar, a concessão do mesmo será automaticamente suspensa, cabendo ainda aos responsáveis pelo aluno outras implicações legais.
A Usina de Conhecimento está localizada na rua Veríssimo Marques, 299, próximo à Praça do Verbo Divino. O horário para recadastramentos e para novos cadastros é das 8h30 às 16h30. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 381-6982.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais