Secretaria da Saúde promove eventos educativos
04-08-2005 19:49


Órgãos públicos e iniciativa privada recebem apoio da Divisão de Educação Sanitária na multiplicação de informação

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, através da Divisão de Educação Sanitária, está empregando recursos, quer físicos, quer humanos, em programas educativos. A iniciativa abrange diversas faixas etárias e objetiva a multiplicação de informações referentes a saúde. Isso quer dizer que temas como sexualidade e abuso na utilização de drogas recebem atenção especial, por serem temas em destaque na atualidade.
A Escola Municipal Ana Maria Dissenha, no bairro Ouro Fino, por exemplo, foi um dos locais que recebeu atenção do Departamento através de uma palestra sobre sexualidade, ministrada para cerca de 20 alunos. “Temos que falar a língua deles, de modo correto e explícito”, disse Odevair Mathias, técnico de saneamento e responsável pela palestra. Mathias também incentivou os alunos a procurarem seus pais para discutirem assuntos referentes a sexualidade. Por sua vez, Nanci Assumpção, pedagoga da escola, diz que “palestras desse tipo são importantíssimas considerando os riscos sociais que a falta de informação trás”, e arremata agradecendo a iniciativa da Secretaria.
Outro parceiro do Departamento é o Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha, no bairro Contenda. Uma das pedagogas da escola recebeu capacitação, uma vez que cuidará de um programa de prevenção ao uso abusivo de drogas voltado para alunos da quinta série. Foram doados cartilhas e cartazes para que os professores pudessem trabalhar de maneira dinâmica o tema apresentado. Os biólogos Viviani Cristine de Oliveira e André Luís Pasdiora foram os incumbidos pela visita ao colégio e, em seu discurso dirigido aos professores, deram ênfase à clareza que deve acompanhar a informação dada aos alunos. “O problema não é a falta de informação. É a informação errada”, disse o biólogo.
De acordo com Luis Becker, responsável pela Divisão, os programas recebem atenção especial dependendo de sua localização geográfica, haja vista que cada bairro tem condições diferentes, como o tipo de drogas disponíveis ou até mesmo o tipo de utilização. Os profissionais entonam que o problema está no uso desenfreado, pois algumas drogas como o álcool e a nicotina, além de legalizados, são também aceitos socialmente.
Temáticas como a prevenção de outras doenças, além das sexualmente transmissíveis, e proliferação de insetos ou ratos também são tratadas pela Divisão. E não são somente escolas ou órgãos públicos que recebem o auxílio da Secretaria, mas também a iniciativa privada. Para agendar uma visita da Divisão de Educação Sanitária utilize o telefone 33816616 ou o e-mail educacaosanitaria@pmsjp.pr.gov.br.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais