Secretaria de Saúde promove abertura da Semana de Conscientização de Doação de Órgãos
25-09-2019 20:10

O Brasil é referência mundial na área de transplantes, sendo o segundo maior transplantador do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde. Visando incentivar a doação de órgãos no Brasil, e em São José dos Pinhais, o Hospital e Maternidade Municipal São José está promovendo a abertura da Semana de Conscientização de Doação de Órgãos. 



O evento de abertura foi realizado no auditório do Hospital, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no dia 27 de setembro. De acordo com a secretária de Saúde, Débora Chemin, é importante que a família também tenha a consciência da vontade do paciente em fazer a doação dos órgãos, quando há a morte encefálica. “O Hospital São José realiza um trabalho organizado por técnicos muito qualificados, médicos, enfermeiros, que realizam toda a organização para fazer essa captação de órgãos. É importante que a família tenha conhecimento que um paciente, se acontecer o óbito, tenha a vontade de fazer a doação, a gente possa estar ajudando na doação”, enfatizou a secretária, que esteve presente durante a abertura da Semana.



A Semana de Conscientização de Doação de Órgãos do Hospital terá uma programação especial sobre temas relacionados a doação de órgãos, e acontecerá também na quinta-feira, dia 26 de setembro. Hoje, temas como etapas do processo de doação, manutenção do possível doador, testemunho familiar na fila do transplante, e testemunhos de receptores foram discutidos entre servidores e também convidados.



Quero ser doador de órgãos. O que fazer?



Se você quer ser doador de órgãos, primeiramente avise a sua família. Os principais passos para doar órgãos são:



Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.



Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais