Secretaria Municipal de Saúde investe em assistência social
28-07-2005 20:01

A Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais promoveu no dia 28 de julho, nas dependências do hotel Bristol Dom Ricardo, um encontro para profissionais da área da saúde pública. O encontro objetivou e precedeu a criação do Serviço de Identificação de Óbitos (SIO) no Município, que será pioneiro, na região metropolitana de Curitiba, na implantação desse serviço.
A medida será adotada em resposta à recente resolução do Conselho Regional de Medicina, que responsabiliza as Secretarias de Saúde e médicos dos Municípios em firmar a declaração de óbito, que é um documento obrigatório para a emissão da certidão de óbito, fornecida em cartórios.
O Dr. Alexandre Gebram, primeiro palestrante do evento e atual chefe da divisão técnica do Instituto Médico Legal (IML), apresentou dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, a título de conhecimento das principais causas de mortes violentas ou suspeitas no estado, bem como informações de mortes naturais. Esses números serviram como justificativa para a criação do SIO em São José dos Pinhais.
“Curitiba é, atualmente, o único município paranaense privilegiado com um Serviço de Verificação de Óbitos. Por sua vez, a implantação do SIO em São José dos Pinhais garantirá o direito de cidadania aos são-joseenses, através de um atendimento seguro e rápido. É uma maneira de assistir socialmente a população”, declarou Gebram.
De acordo com participantes do evento, a criação do SIO representa a continuidade do tratamento médico ao paciente e, além disso, a realização de um encontro como esse comprovar a responsabilidade do Município com a saúde pública através da orientação aos profissionais.
Por sua vez, Marion Budant , diretor do Departamento de Saúde Comunitária, frisou a importância dos profissionais de saúde terem participado do evento e arrematou que novos encontros serão realizados para tratar do assunto.
A secretária municipal da saúde, Maria Cristina Singer Walbach, logo no início do evento, salientou o compromisso de sua gestão em servir a população e, ao mesmo tempo, formar e reciclar o profissional médico.
Além da palestra, os mais de 70 presentes receberam instruções práticas sobre o protocolo legal no preenchimento das declarações de óbito e puderam sanar suas dúvidas acerca do assunto.
Ficarão responsáveis pelo SIO, em São José dos Pinhais, os médicos Dr. Alexandre Gebram e Dr. Mário Lopez, ambos com mais de trinta anos de casa no IML.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais