Secretário Armando Raggio visita Unidade Pré-hospitalar Rui Barbosa
14-12-2009 18:00

O secretário municipal de Saúde, Dr. Armando Raggio, fez uma visita à Unidade Pré-hospitalar Rui Barbosa na última sexta-feira, dia 11 de dezembro.

Dr. Armando Raggio assumiu recentemente a responsabilidade de gerir a Secretaria Municipal de Saúde e tem feito um trabalho de reconhecimento e identificação de prioridades em cada local de atendimento ao público.

Visitas semelhantes já foram realizadas em outros locais, como Campo Largo da Roseira, Riacho Doce, Central de Armazenamento de Materiais, Borda do Campo, Centro de Atendimento à Mulher e Corpo de Bombeiros.

A Unidade Pré-hospitalar (UPH) Rui Barbosa é responsável pelo atendimento do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência), que existe desde 2004 em São José dos Pinhais, e também do Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências).

Armando Raggio conheceu toda a estrutura do SAMU/UPH, a equipe de funcionários e a rotina de atendimento do município. O secretário afirma que “a aproximação é importante para tomar a noção da dimensão do trabalho e possíveis problemas a serem resolvidos”.

Alessandra Luciana Aguilera, coordenadora municipal de Urgência e Emergência, juntamente com o enfermeiro Rafael Antonio Gabriel, conduziu a visita do secretário.
“Os funcionários ficaram motivados com a presença do Dr. Armando”, disse a coordenadora.

Segundo Alessandra, o Sistema Municipal de Urgência e Emergência possui dois componentes: 1) Componente Pré-hospitalar Móvel (Siate, SAMU e ambulâncias brancas); e 2) Componente Fixo, formado pelas Unidades Pré-hospitalares Rui Barbosa (base do serviço e central de rádio) e Afonso Pena.

Para fortalecer o trabalho realizado no sistema, o secretário Armando Raggio anunciou para 2010 investimentos na capacitação dos profissionais e consolidação do pronto atendimento e pronto socorro. “Mais de 15% da renda líquida do município é investida em saúde porque o Prefeito Ivan Rodrigues assumiu um compromisso nessa área”, disse o secretário.


Fotos: Gabriele Alves

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais