Segurança alimentar em dias quentes
29-12-2023 13:09

Com a chegada dos dias mais quentes, a multiplicação de bactérias e microrganismos torna-se uma preocupação crescente. A Prefeitura de São José dos Pinhais reforça a importância de práticas seguras no preparo e armazenamento de alimentos, visando prevenir Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

Os produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos e seus derivados, demandam atenção especial, pois são perecíveis e sujeitos a rápida deterioração em altas temperaturas. O descuido nesse processo pode resultar em infecções ou intoxicações alimentares, evidenciando a necessidade de cuidados rigorosos.

Confira dicas para manter a segurança alimentar:

Prazo de validade: Antes de utilizar qualquer alimento, certifique-se rigorosamente sobre o prazo de validade para garantir a qualidade e segurança do produto.

Higiene pessoal: Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e repita o processo sempre que necessário durante o procedimento.

Higienização do ambiente e utensílios: Mantenha o local de preparo limpo e higienize equipamentos, superfícies, facas e tábuas de corte regularmente.

Lavagem de frutas, verduras e legumes: Lave esses alimentos em água corrente para remover resíduos de sujeira e agrotóxicos.

Evite contaminação cruzada: Separe carnes e peixes crus de outros alimentos, utilizando utensílios distintos. Armazene os alimentos em recipientes fechados para prevenir contato entre produtos crus e cozidos.

Descongelamento adequado: Descongele os alimentos no refrigerador ou no micro-ondas, especialmente quando destinados ao cozimento imediato.

Temperaturas adequadas: Refrigere alimentos cozidos e perecíveis preferencialmente abaixo de 5°C. Mantenha os alimentos quentes, acima de 60°C, até o momento de servir.

Água tratada ou fervida: Utilize exclusivamente água tratada ou fervida para consumo, garantindo a segurança microbiológica dos alimentos.

Ao adotar essas práticas, a população contribui significativamente para a prevenção de DTAs, evitando sintomas como vômito, diarreia, dores abdominais, náuseas e febre, que podem surgir em decorrência do consumo de alimentos contaminados.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais