SEMUTT: Divulga outras ações referentes ao Plano de Reestruturação Viária
19-12-2022 12:29

A Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de São José dos Pinhais divulgam a população e aos motoristas, que as ações do Plano de Reestruturação Viária – Mobilidade Urbana são continuadas e descentralizadas, a fim de melhorar o fluxo nas vias do município e dar mais segurança aos atores que compõem o trânsito.



Um bom exemplo dessas ações é a implantação de binários. O binário transforma vias paralelas e de sentido duplo em vias de sentido único. A mudança de sentido de via favorece a segurança, mobilidade e fluidez no trânsito, não somente para os motoristas, mas para todos os elementos do trânsito, além disso, proporciona mais vagas para estacionamento, possibilitando que os munícipes acessem os lugares de forma mais rápida e segura. Foram implantados recentemente binários nas seguintes ruas:



Implantação de binários:



–           Rua Dr. Motta Junior e Rua Mendes Leitão na extensão entre as Ruas Margarida de Araújo Franco e a Duque de Caxias;





–           Rua Frei Belino Maria Treviso e Rua Almirante Pedro Álvares Cabral na extensão entre as Ruas Harry Feeken e Israel de Andrade Pereira;





–           Rua Anneliese Gellert Krigsner e Rua Adir Pedroso na extensão entre a Rua Marechal Hermes até a Avenida Rui Barbosa;





–           Rua Canoinhas e Rua Marco Aurélio Rosa na extensão entre a Rua Vanderlei Moreno até a Estrada da Roseira;





–           Rua Mário Wilson Soares e Rua Sofia Suota Toczek na extensão entre as Ruas Constante Moro Sobrinho e Osvaldo Anacleto Bobato.



Novos semáforos também fazem parte do Plano de Reestruturação Viária – Mobilidade Urbana. Antes da implantação de um sistema semafórico, são realizados estudos, principalmente do fluxo de veículos e os movimentos de origem diferentes entre eles, considerando problemas como fila excessiva de veículos para transpor um cruzamento ou entroncamento, ocorrência ou risco potencial de sinistros (acidentes de trânsito). A implantação de semáforos traz vantagens como a diminuição de

congestionamento, redução de sinistros de trânsito, contribuição para o direito de ir e vir e consequentemente aumenta a segurança viária para todos os elementos do trânsito. Hoje, estão implantados 117 equipamentos semafóricos na cidade.



Recentemente foram implantados nos seguintes cruzamentos:



– Rua Capitão Menna Barreto Monclaro com Rua Capitão Tobias Pereira da Cruz;





–           Rua Padre Bittencourt com Rua Dona Izabel A Redentora;





–           Rua Margarida de Araújo Franco com Rua Scharfenberg de Quadros;





–           Rua Joinville com Rua Deputado João Leopoldo Jacomel;





–           Rua Rafael Puchetti com Rua Joinville;





–           Rua Antonio Olinto com Rua Joinville;





–           Rua Mário Wilson Soares com Rua Constante Moro Sobrinho;





–           Alameda Arpo com intercemitérios foi implantado semáforo.





Atendendo ao Plano Municipal de Mobilidade e Política Nacional de Mobilidade Urbana, os quais têm por objetivo priorizar os modais de transporte não motorizados, serão implantados espaços compartilhados entre ciclistas e pedestres nas Ruas Joaquim Nabuco e Marechal Floriano Peixoto (Curitiba), ambas ligando ao Parque São José. Outro ponto de implantação de espaço compartilhado será próximo à empresa Gestamp.

Já se somam quase 20 quilômetros de extensão. Com a ampliação, a estrutura cicloviária são-joseense praticamente dobrará sua extensão, chegando a quase 40 quilômetros implantados, contribuindo cada vez mais para a melhoria da mobilidade em nossa cidade.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais