Setembro Verde: A importância da doação de órgãos
11-09-2023 13:44

A fim de incentivar e conscientizar os cidadãos sobre a importância da doação de órgãos, em 2007 o Governo Federal instituiu a Lei nº 11.584 que define 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Sabendo da importância do assunto, a Prefeitura de São José dos Pinhais apoia a Campanha Nacional Setembro Verde, cujo objetivo é sensibilizar a população que doar órgãos pode ajudar a salvar vidas.

O transplante de órgãos pode ser a última esperança para pessoas que precisam, como no caso recente do apresentador Fausto Silva, que precisou de um novo coração para continuar vivendo. O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que troca um órgão ou tecido doente por um órgão ou tecido saudável. Um único doador pode salvar a vida de 25 pessoas.

Importante ressaltar que as doações de órgãos só acontecem após uma série de processos e protocolos de segurança, como o diagnóstico de morte encefálica, autorização de familiares, avaliação dos órgãos de modo a afastar doenças infecciosas e realização de exames de compatibilidade com prováveis receptores.

“É de suma importância que quem deseja ser um doador converse com a família sobre essa importante decisão: doação de órgãos”, afirma a secretária de Saúde de São José dos Pinhais, Débora Chemin.

Confira os dois tipos de doadores que existem: 

Doador vivo: qualquer pessoa que queira realizar o procedimento e que não prejudique a sua saúde, pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea ou pulmão. O paciente pode doar os órgãos para um familiar próximo (até 4º grau consanguíneo) e para pessoas não aparentadas mediante autorização judicial.

Doador falecido: o paciente com morte encefálica e com a autorização dos familiares pode doar órgãos para pacientes que aguardam a vez na lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes. Nestes casos, é possível doar os rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestino e tecidos como córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.  

Você sabia? O Brasil tem o maior programa de transplantes do mundo!

Graças ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Ministério da Saúde (MS), o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e oferece assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos. 

Clicando aqui você confere os números atualizados do Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O Estado do Paraná ocupa o primeiro lugar no Brasil em número de transplantes e São José dos Pinhais faz parte desse cenário com o trabalho realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital e Maternidade Municipal São José dos Pinhais (HMMSJP).

Nos dias 28, 29 e 30 deste mês, o HMMSJP realizará um evento de conscientização sobre o assunto e incentivará que as pessoas conversem com seus familiares e amigos.

Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)

Criada em 1986, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) é uma sociedade médica civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com transplantes de órgãos no país, contribuindo para o estabelecimento de normas, além da criação e aperfeiçoamento de legislações relacionadas ao assunto.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais