Sucesso do Festival de Arte Especial assegura sua inserção no calendário da Secretaria de Educação
01-09-2005 18:13

O secretário de Educação, Imar Augusto, e o prefeito Leopoldo Meyer admiram os trabalhos confeccionados por professores e alunos das aulas de educação especial


A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Educação, realizou, na quarta-feira, durante todo o dia, na sede social do Clube Aliança, o I Festival de Arte Especial de São José dos Pinhais. Durante todo o dia, houve apresentações artísticas dos alunos especiais dos Centros Municipais de Atendimento Especial (CMAE), das escolas de deficientes visuais e auditivos e das classes especiais da Rede Municipal de Ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A solenidade de abertura foi realizada por volta das 9h, com a presença do prefeito Leopoldo Meyer; do secretário de Educação, Professor Imar Augusto; a diretora geral da Secretaria de Educação, Solange Augusto; e a diretora do Departamento de Educação Especial, Elmari Moreschi. As atrações ficaram por conta de dois grupos de alunos da Escola Ilza de Souza Santos, que fizeram um show de capoeira e apresentaram uma dramatização sobre o conto da Cinderela.
Uma exposição de trabalhos realizados pelos professores e alunos especiais chamou a atenção de todos que visitaram o Festival, pela criatividade das peças, desenhos e pinturas apresentados. O objetivo, segundo o secretário Imar Augusto, foi o de demonstrar o potencial do aluno especial; além de expor os trabalhos realizados pelos profissionais da educação e dos alunos especiais e de valorizar os profissionais que atuam na área de educação especial de São José dos Pinhais.

SUPERAÇÃO DE LIMITES

Na abertura, o prefeito Leopoldo Meyer destacou o “belíssimo trabalho” que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação na área da educação especial, afirmando que “as coisas boas se perpetuam e este Festival de Arte Especial certamente se perpetuará na cidade que estamos construindo”. Coube ao secretário Imar Augusto destacar o trabalho de sua equipe, que possui uma “visão ampla” sobre a questão das pessoas com necessidades especiais e tem encaminhado soluções para todos os casos.

A diretora Elmeri Moreschi citou uma frase de Hellen Keller (“A riqueza da experiência humana perderia uma certa recompensa se não houvesse limites a superar”), para afirmar que “o trabalho com o portador de necessidades educacionais especiais no seu dia-a-dia é a superação de limites, valorizando seu potencial”. Na sua avaliação, o I Festival de Arte Especial e a mostra de trabalhos escolares demonstram criatividade, motivação, aprendizagem e compromisso, possibilitando a inclusão social”.

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 16 centros de atendimento especializado (CEMAEs), 28 classes especiais, quatro salas de recurso, 10 salas de apoio pedagógico, uma sala especial para surdos (Professora Ilza de Souza Santos) e um centro de atendimento especializado para a área visual (Escola Anne Sullivan). Além disso, mantém um trabalho de contraturno nos programas de sala de recurso, apoio e atendimento pedagógico.

No Centro de Atendimento Especial Anne Sullivan há um programa de ensino da língua inglesa, conhecimento de etnias e literatura. Já na escola de educação especial para surdos Professora Ilza de Souza Santos, os profissionais trabalham com o reforço de matemática, português, informática, educação ambiental e capoeira. No total, a Secretaria Municipal de Educação atende atualmente 1.328 crianças na área do ensino especial de São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais