Transporte Escolar Municipal atende mais de 8 mil crianças e estudantes em São José dos Pinhais
13-02-2023 11:55

Com o retorno às aulas na Rede Pública Municipal, cerca de 8,5 mil estudantes são atendidos com o transporte escolar em São José dos Pinhais, em mais de 140 rotas distribuídas pela cidade.



Assim como no ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), mantém para o ano letivo de 2023 o atendimento a todos os estudantes que necessitam do transporte e atendam aos critérios estabelecidos pelo Manual de Normas para Transporte Escolar da Secretaria de Estado da Educação (SEED), entre suas residências e unidades educacionais, garantindo a segurança e a tranquilidade necessária.



Segundo dados obtidos por meio do censo escolar e do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), em 2022 foram atendidos aproximadamente 2,5 mil estudantes com a frota própria da Secretaria Municipal de Educação, totalizando 33 das 141 rotas operadas na cidade, enquanto os outros 108 roteiros, com quase 6 mil estudantes, foram operados por empresas terceirizadas contratadas pela Prefeitura, por meio de processo licitatório.



Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio, as crianças e estudantes que residem na área rural são transportados até as unidades de suas regiões, enquanto na Educação Especial os estudantes são atendidos até as Escolas Madre Paulina e Professora Ilza de Souza Santos, além do CEMITRA. Ainda são atendidos estudantes de inclusão, que estudam em unidades do ensino regular.



Através da Divisão de Transporte Escolar, a SEMED faz também o gerenciamento do transporte de mais de 300 estudantes da APAE, nas unidades Costeira e Centro, em 13 roteiros operados por empresas terceirizadas e atende também oito unidades de ensino especial de Curitiba (estudantes de São José dos Pinhais que necessitam de atendimentos específicos).



O acompanhamento do atendimento é feito constantemente pela Divisão de Transporte Escolar, do Departamento de Suporte Operacional da SEMED. “Esse controle inclui a fiscalização dos veículos, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (SEMUTT). Também há o trabalho realizado por fiscais que acompanham as linhas para que sejam observadas as reais condições diárias e o contato direto com as unidades de ensino”, explica Angela Branco, diretora do departamento de Suporte Operacional.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais