UBS´s com horário estendido realizam 48 mil atendimentos
15-09-2023 11:29

Para melhor atender as necessidades da população, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São José dos Pinhais atendem com horário ampliado, funcionando das 7h às 19h. Ao todo, já foram realizados mais de 48 mil atendimentos. Essa medida tem se mostrado essencial para garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade aos são-joseenses.

As UBS’s que adotaram o horário estendido são: Afonso Pena, Guatupê, Parque da Fonte, São Marcos, Veneza e Martinópolis. Essas unidades também atendem aos sábados, de forma alternada.

Entre os serviços disponíveis nas unidades com horário estendido estão a vacinação, distribuição de medicamentos, curativos, inalações, retiradas de pontos, aferição de pressão e consultas especializadas para hipertensos, diabéticos e saúde da mulher, com serviços de coletas e acompanhamento pré-natal.

Segundo a prefeita Nina Singer, essa ação reforça o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar da população local. “A ampliação do atendimento nas UBS é um passo significativo, pois permite que mais pessoas tenham acesso a cuidados médicos essenciais em outros horários. Isso reflete nosso compromisso com o bem-estar da nossa comunidade”.

Além de oferecer mais qualidade nos serviços ofertados, a ação contribuiu para diminuir as demandas nas unidades de urgência e emergência do município, como a UPA Afonso Pena e UPA Rui Barbosa. Também permite que a população tenha acesso aos programas de prevenção promovidos pela Atenção Primária à Saúde, porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde, Débora Chemin, enfatiza a relevância dessa medida e afirma que a extensão do horário de atendimento nas UBS é uma resposta direta às necessidades da população. “Queremos tornar o acesso à saúde o mais conveniente possível, e essas unidades ampliadas são um passo importante para alcançar esse objetivo”.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais