UBS’s com horário estendido em abril de 2024
02-04-2024 12:44

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa a comunidade sobre o funcionamento, durante o mês de abril de 2024, das seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que atendem em horário estendido.

Unidades que atendem em horário estendido:

UBS Guatupê

UBS Veneza

UBS Parque da Fonte

UBS São Marcos

UBS Afonso Pena

UBS Martinópolis

A ampliação do horário, das 7h às 19h, busca aprimorar o acesso aos serviços de saúde, incluindo atendimentos odontológicos e aplicação de vacinas. Essa abordagem diferenciada tem impacto positivo também na redução da demanda das unidades de urgência e emergência (UPA Afonso Pena e UPA Rui Barbosa).

Calendário de Atendimento em Abril:

Sábado (06): UBS’s Afonso Pena, Parque da Fonte, São Marcos e Martinópolis

Sábado (13): UBS’s Guatupê, Afonso Pena e Veneza

Sábado (20): UBS’s Parque da Fonte, São Marcos e Martinópolis

Sábado (27): UBS’s Guatupê e Veneza

Durante esses dias, a vacinação será realizada das 8h30 às 18h30, promovendo assim uma cobertura mais ampla para a população.

Essa iniciativa reflete o compromisso da administração municipal em proporcionar um atendimento de qualidade, garantindo a disponibilidade de serviços médicos e facilitando o acesso à Atenção Primária à Saúde, como a principal porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que no dia 25 de março começou a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, e vai até o dia 31 de maio. As doses já estão disponíveis em todas as UBS’s do município para grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina:

– Crianças de seis meses a menores de seis anos;

– Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;

– Trabalhadores da saúde;

– gestantes;

– puérperas;

– professores dos ensinos básico e superior;

– povos indígenas;

– pessoas com mais de 60 anos.

O Ministério da Saúde informa ainda que também compõem os grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais