Vacina contra a meningite está disponível em todas as UBS’s de São José dos Pinhais
17-08-2023 14:04

Casos de meningite têm aumentado no país. Nos últimos cinco anos, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde, a aplicação da vacina meningocócica C (conjugada) em menores de um ano de idade caiu de 87,4% para 47% no Brasil. Com o intuito de incentivar a vacinação e proteger a saúde da população jovem, a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais realizará até 1º de setembro a campanha de vacinação contra a meningite. A ação busca imunizar meninos e meninas com idades entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A aplicação das vacinas está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São José dos Pinhais. A imunização é uma das estratégias mais eficazes para prevenir a doença. Ao receber a vacina, o organismo desenvolve defesas imunológicas que ajudam a combater os agentes causadores e a reduzir consideravelmente o risco de infecção.

“A vacina é um meio crucial de proteção contra a doença, e não apenas resguarda o indivíduo vacinado, mas também contribui para a diminuição da circulação do agente causador da meningite na comunidade, criando um ambiente mais seguro para todos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Débora Chemim.

A campanha de vacinação estará em vigor diariamente até 1º de setembro, incluindo sábados nas unidades de saúde que estiverem em funcionamento. A participação dos pais e responsáveis é fundamental para garantir que os pré-adolescentes sejam imunizados e protegidos contra essa ameaça à saúde.

Meningite

No Brasil, a doença é endêmica , sendo o tipo B o segundo mais frequente. A meningite é uma infecção que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Essa doença pode ser causada por diversos agentes, tais como bactérias, vírus e fungos, e apresenta sintomas alarmantes como febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. A doença pode levar a complicações graves, incluindo danos cerebrais, surdez, convulsões e, em casos extremos, pode ser fatal. Proteja você e a quem você ama. Vacinas salvam vidas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais