Vacinação contra a Meningite termina nesta sexta-feira (01)
29-08-2023 12:49

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (SEMS), informa a todos os cidadãos que a campanha de vacinação contra a Meningite encerra nesta sexta-feira (1º de setembro).

A vacinação é destinada ao público pré-adolescente com faixa etária entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias e está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Além de proteger a pessoa vacinada, o objetivo da imunização em massa é reduzir a circulação do agente causador da doença, proporcionando um ambiente mais seguro para todos. A aplicação da vacina está sendo realizada todos os dias, inclusive aos sábados nas UBS que estiverem abertas.

A meningite é uma infecção que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Ela pode ser causada por diversos agentes, como: bactérias, vírus e fungos.

A doença apresenta sintomas alarmantes como febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e sensibilidade à luz e pode levar a complicações graves, incluindo danos cerebrais, surdez, convulsões e, em casos extremos, pode ser fatal.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais