Vem aí o Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática de esportes e atividades físicas
30-05-2023 14:52

A maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos chega mais uma vez em São José dos Pinhais. A ação acontece no dia 31 de maio e conta com a participação de instituições públicas e privadas de diversos países do continente americano.



Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Desta forma a administração pública do município chama toda a população para participar e incentiva a prática de atividades físicas, não somente nesta data, mas em todos os outros dias, a fim de que cada cidadão possa ter mais qualidade de vida em uma rotina saudável.



A origem do Dia do Desafio se refere a uma ação que aconteceu na cidade de Saskatoon no Canadá em 1983, quando o prefeito da cidade sugeriu que todos os habitantes fossem caminhar, como estratégia para que as pessoas se aquecessem para enfrentar o inverno rigoroso, e desta ação surgiu a essência do Dia do Desafio.



Um de seus papéis fundamentais é fortalecer as relações entre cidades, instituições e pessoas, através da oferta de eventos gratuitos para todas as idades e níveis de prática, e que possuam a capacidade de oferecer recursos (informação, materiais e humanos) para a adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas.



Dicas:



Utilize a escada ao invés do elevador. Experimente subir alguns lances de escada e exercitar suas pernas. Seu fôlego vai melhorar e suas pernas ficarão mais fortes.



Ande de bicicleta. Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida, além de exercitar seu corpo e melhorar seu condicionamento físico.



Caminhe. Caminhar é de graça. Experimente descer no ponto de ônibus anterior ao que você normalmente desce ou troque o carro por uma caminhada até o mercado.



Levante do sofá nos intervalos da novela ou filme. Quando entrar o comercial, levante-se e faça alguma coisa: ande pela casa, vá até a cozinha, isso ajudará a acelerar o metabolismo.



Faça suas tarefas domésticas dançando. Além de mais divertido, você aumenta o gasto calórico.



Alongue-se. O alongamento produz uma sensação boa e é ótimo para o corpo. Em casa ou no trabalho, levante e estique-se de tempos em tempos.



Levante seus pés. Sente-se em uma cadeira firme e erga uma perna devagar, até ela ficar paralela ao chão. Mantenha a posição por alguns segundos e abaixe lentamente. Repita com a outra perna. Aos poucos, vá aumentando as repetições.



Aproveite os materiais que você tem casa. Garrafas pets com areia ou água são excelentes pesos! Você pode usá-las para trabalhar a resistência dos braços.



Use outro banheiro no trabalho. Ao invés de ir ao mais próximo, procure outro, que você não vai justamente porque não é perto da sua mesa. Depois de ficar sentado muito tempo, seu corpo precisa se mover para melhorar a circulação e ativar o gasto calórico.



E não se esqueça de registrar sua participação no site www.sescpr.com.br/ddd, incluindo seu nome, telefone, a cidade de onde está participando e quantas pessoas participaram com você.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais