10ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Rota das Colônias em São José dos Pinhais é neste domingo (17)
14-09-2023 12:58

Em meio às paisagens exuberantes da Campina do Taquaral, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), realiza no próximo domingo (17) a 10ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Rota das Colônias. Essa é uma ótima oportunidade para quem gosta de aventuras ao ar livre e promete ser uma experiência única para todos os amantes da natureza e entusiastas do turismo local.

Os interessados em participar devem realizar suas inscrições nesse endereço: 

https://www.ecobooking.com.br/eventos/inscricaoEVS1.php?InsVS1=c8y282bfveaqx8irx6emgdaqjwgo6g

Vale lembrar aos participantes que é solicitada a doação de 1 litro de leite (caixinha) ou 1 kg de alimento não perecível que serão destinados à comunidade.

A concentração será no salão da Capela Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em frente à Escola Rural Municipal Lilian Viana (Rua Jose Zancheta Filho, nº 3350, Campina do Taquaral). O credenciamento será das 7h às 9h. Importante ressaltar que não é necessário levar qualquer papel impresso, basta buscar a letra inicial do seu nome para o registro.

As saídas estão programadas para ocorrer entre 8h e 9h, e é fundamental que todos os participantes respeitem rigorosamente os horários estipulados, visto que não serão permitidas saídas antes ou depois dos horários determinados. O término da caminhada está previsto para até 13h, momento em que os participantes receberão o carimbo final, marcando o encerramento de todos os serviços das equipes de apoio.

Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (41) 3381-5812.

Percurso

Os caminhantes percorrerão estradas rurais, trilhas com subidas, descidas, degraus e obstáculos naturais em meio à mata. A distância total do percurso é de 13.000 metros, e o tempo estimado para a conclusão é de 180 minutos, considerando as condições irregulares dos terrenos que exigem um esforço físico moderado.

A SICTUR informa que durante todo o trajeto haverá orientações e sinalizações indicando a continuidade do trajeto.

Alimentação

Na concentração, no salão da igreja, serão vendidas porções individuais para o café da manhã, com uma variedade de opções doces e salgadas. Além disso, os participantes poderão explorar a Feira das Colônias, onde encontrarão produtos típicos da região.

O almoço é de responsabilidade de cada participante, e a SICTUR sugere alguns restaurantes da região:

Restaurante Dom Ernane (Taquaral): Especializado em carneiro grelhado. Informações e reservas: (41) 99655-0926.

Cantina Zanchetta (Taquaral): Oferece cozinha italiana e um rodízio de massas e carnes. Informações e reservas: (41) 99965-5494.

Pesque pague Arujá (Zacarias): Serve almoços com porções, com destaque para os peixes. Informações e reservas: (41) 99929-6615.

Chácara das Vaquinhas (Vila Nova): Especialidades incluem costela fogo de chão, barreado e acompanhamentos. Informações e reservas: (41) 99815-2946.

Transporte coletivo

Para aqueles que precisarem de transporte público para chegar ao local da caminhada, é possível pegar a Linha Campina no Terminal Central (TC) às 8h, com desembarque no ponto próximo à igreja. O retorno ao TC no mesmo ponto está previsto apenas às 13h.

Dicas importantes

Leve sua garrafa com água e mantenha-se hidratado ao longo da jornada.

Se tiver, leve o passaporte verde IVV (carteirinha de caminhante).

Pratique alongamentos antes e depois da caminhada para evitar lesões.

Mantenha uma postura adequada durante a caminhada, com atenção à ergonomia.

Carrinhos de bebê e bicicletas não são permitidos, pois podem atrapalhar outros caminhantes e não são adequados para estradas de cascalho, trilhas e pontes em meio à mata.

Não deixe lixo pelo caminho; leve consigo e deposite nos pontos de apoio ou lixeiras.

Estacionamentos gratuitos estarão disponíveis, mas é proibido estacionar nas ruas; siga as orientações dos estacionamentos oferecidos pela organização.

Segurança

A segurança dos participantes é uma prioridade. A Guarda Municipal, carros de apoio e ambulâncias estarão disponíveis durante todo o percurso até às 13h. Em caso de necessidade, basta solicitar ajuda nos pontos de carimbo e apoio, que estarão conectados via rádio à equipe organizadora.

Rota das Colônias

A Rota das Colônias é um roteiro turístico de São José dos Pinhais que teve seu início em 2010, graças à iniciativa dos produtores de vinhos da região da Campina do Taquaral. Após anos de esforços na organização, qualificação e estruturação das propriedades, foi oficialmente lançada em 6 de julho de 2015, com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O projeto é liderado pela Associação dos Produtores Rurais e Artesãos da Campina do Taquaral e região (ACAMP) e tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia local. Além da Campina do Taquaral, empreendimentos das comunidades vizinhas, como Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Cachoeira, Campo Largo da Roseira e Campestre da Faxina, também fazem parte do roteiro.

Dentro desse circuito, os visitantes encontrarão espaços para eventos, lazer, prática esportiva, restaurantes, vinícolas, produtos coloniais, pesqueiros, orquidários, cerâmicas, espaços para visitas pedagógicas e um delicioso café colonial. É uma oportunidade única de explorar a cultura e os sabores da região, ao mesmo tempo em que desfrutam das belezas naturais do entorno.

A 10ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Rota das Colônias em São José dos Pinhais oferece não apenas uma experiência de contato com a natureza, mas também a chance de conhecer a rica herança cultural e gastronômica dessa região. Portanto, prepare-se para uma jornada inesquecível, onde você poderá caminhar em meio à natureza exuberante, provar iguarias locais e vivenciar a hospitalidade dos habitantes locais.

Serviço – 10ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuito Rota das Colônias

Local de concentração: Capela Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Rua Jose Zancheta Filho, nº 3350, Campina do Taquaral).

Data: 17 de setembro de 2023.

Horário: das 7h às 9h (credenciamento) / das 8h às 9h (saídas).

Inscrições: https://encurtador.com.br/nBEP4.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais