“No trânsito somos todos pedestres”
20-09-2005 18:23

O motorista reclama do pedestre, o pedestre fala mal do motorista e ambos parecem que nunca vão se entender. E então, o que fazer? Folder educativo que está sendo distribuído em blitzs educativas na área urbana de São José dos Pinhais tem como objetivo buscar soluções definitivas para esses conflitos, através da conscientização e da transferência de conhecimento, por meio de “dicas” que sempre funcionam.

No folder, os autores da campanha acreditam que a convivência pacífica entre esses dois elementos vitais do trânsito – motorista e pedestre – vai acontecer um dia, e logo. “Espera-se uma profunda mudança de comportamento dos que se utilizam da via pública, ou seja, todos os cidadãos, sem exceção”, diz a campanha, que tem como slogan “No trânsito somos todos pedestres”.

A justificativa é que nem todo mundo é motorista, ciclista ou motociclista, mas todos são pedestres, incluindo o motorista que acabou de insultar o pedestre que tentava atravessar na faixa destinada a ele, ou o ciclista que não deu a mínima no sinal vermelho e arremessou sua bicicleta sobre o pedestre”, conclui o material educativo que está sendo distribuído em toda a cidade.

DICAS PARA PEDESTRES

Respeite o espaço dos pedestres

Ande sempre pela calçada

Ao transportar crianças, coloque-as no banco de trás

Pare, olhe e escute o trânsito com atenção

Use sempre o cinto de segurança

Não atravesse em frente a veículos estacionados

Não use celular enquanto estiver dirigindo

Respeite o sinal e use a faixa de pedestre

Em caso de assalto, não reaja!

Ajude crianças, idosos e deficientes a atravessarem a rua

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais