Cidadania

Bicicleta se destaca no II Desafio Intermodal de SJP
29-09-2014 19:56

A Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 22 a 26 de setembro, teve diversas atividades em SJP. Entre elas, o I ArteBiciMob, a Exposição de Bikes antigas e o II Desafio Intermodal de SJP. Neste, que aconteceu no Dia Nacional do Trânsito (25/9), a bicicleta novamente se destacou. Os participantes que a utilizaram para fazer o trajeto definido chegaram primeiro.

O objetivo da prova – que acontece em todo Brasil – é mensurar qual o modal mais eficiente quanto ao custo, tempo e emissão de gás carbônico. O percurso pré-definido ( Shopping São José – Terminal Central de Ônibus – Faculdade da Indústria SJP) foi feito por 17 participantes, em horário de pico (18h30) e o grande destaque ficou por conta da bicicleta elétrica, que fez o caminho em 16min39s. Os últimos a chegar foram os pedestres, com a média de 50 minutos. Porém, eles chegaram quase junto com os que optaram pelo ônibus, que levaram 46 minutos para fazer o mesmo trajeto e ainda gastaram R$6,10 com as passagens.

Assim, a ordem de chegada foi: bicicleta elétrica, bicicleta, carro, moto, patinete elétrico, corredores, passageiros de ônibus e pedestres.

“A bicicleta convencional ou elétrica tem a vantagem de poder se deslocar pela direita no trânsito passando pelos carros e a bike elétrica potencializa o deslocamento”, explica Guilherme Bernert, o primeiro a chegar. “Estes modais ainda têm a eficiência ecológica, pois são veículos não-poluentes”, lembra ele.

DIFICULDADES
Como parte do desafio, todos os participantes preencheram um relatório apontando as vantagens e dificuldades encontradas quanto ao modal escolhido. As informações serão enviadas a empresas, instituições parceiras e Poder Público.

Entre as dificuldades apontadas estão: precariedade nas calçadas e nos trechos de ruas asfaltadas e iluminação insuficiente. “Eu não faria o trajeto correndo nesta região porque neste horário a iluminação é precária e as calçadas são muito ruins”, observa Kátia Velo, colunista do Guiasjp, que participou do desafio correndo.

O II Desafio Intermodal de SJP foi organizado pelo jornalista Marcos Rosa Filho, do PautaSJP, com o apoio de diversas entidades e empresas.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado