Cidadania

Celebrações de Corpus Christi devem reunir 100 mil fiéis em Curitiba
15-06-2006 12:57

Cerca de 100 mil fiéis católicos devem participar da missa e da procissão de Corpus Christi, nesta quinta-feira (15), em Curitiba. A programação tem seu início previsto para as 15 horas, com a celebração de Santa Missa, em frente a Catedral Basílica. Mas a movimentação dos fiéis começa às 6 horas, com a confecção do tapete colorido por todo o trajeto da procissão.

A procissão parte do obelisco de Nossa Senhora da Luz, ao lado da Catedral, na praça Tiradentes, conduzindo o Cristo Vivo na Eucaristia, por cerca de 1.700 metros, até o Palácio Iguaçu, onde às 18 horas acontece a bênção do Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, haverá um show católico com os padres Antonio Maria e Reginaldo Manzotti e a cantora Maria do Rosário.

Esta será a primeira vez que a celebração oficial da Arquidiocese de Curitiba irá contar com interpretação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por causa da Campanha da Fraternidade, que este ano discute a inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Entretanto, a maior atração das celebrações de Corpus Christi continua sendo o tapete colorido preparado pelos fiéis, usando serragens, pó de café, flores, folhagens.

O tapete por onde irá passar a procissão terá 2 metros de largura distribuídos em 144 lotes, cada um com dez metros de cumprimento. Para enfeitá-los, a Igreja Católica pretende mobilizar cerca de 1,8 mil pessoas de diversas paróquias, pastorais, escolas, seminários e movimentos populares. Cada lote será separado por coroas confeccionadas nas cores do Vaticano (amarelo e branco), em referência às 12 comissões pastorais do Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba. Além do mais, a Arquidiocese procurou incentivar os moradores da rua Cândido de Abreu a enfeitarem suas residências, dando um brilho todo especial a festa de Corpus Christi.

Corpus Christi – A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Ela era uma freira agostiniana que recebeu o segredo das visões que exigiam uma festa da Eucaristia naquele ano litúrgico. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.

Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Foto Carlos Soares-SECS
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado