Cidadania

Comissão de Sindicância vai levantar causas de desabamento em Londrina
13-02-2006 19:28

A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Lygia Pupatto, informou nesta segunda-feira (13), durante entrevista coletiva, que a Comissão de Sindicância instaurada no domingo (12) já está trabalhando na apuração das causas da tragédia que culminou com a morte de um estudante e provocou ferimentos em 18, 12 dos quais ainda estão sob cuidados médicos, após o desabamento de uma marquise.

A Comissão, presidida pelo prefeito do campus da UEL, professor Laerte Matias, terá um prazo de 15 dias para concluir o parecer técnico. “Todos os projetos - estrutural, hidráulico e outros - serão rigorosamente verificados”, disse a reitora, que decretou luto oficial de três dias no campus. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, viajou ainda no domingo para Londrina e lamentou profundamente o acontecido.

O desabamento de uma marquise localizada na entrada do anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicadas (Cesa), no campus da Universidade, no primeiro dia do “XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia”, ocorreu por volta das 17h de domingo.

Os estudantes que se encontravam no local na hora do acidente estavam fazendo as inscrições para o evento. Eles foram atendidos em vários hospitais da cidade. Conforme Lygia, as famílias dos estudantes começaram a ser avisadas logo depois do acidente. Às 18h50 o Corpo de Bombeiros confirmou a morte do estudante João César Eugenio de Boscoli Rios, do 4º ano de Zoologia da USP de Ribeirão Preto.

“Nossa primeira preocupação foi salvar o maior número possível de feridos”, disse a reitora, agradecendo o empenho dos médicos e enfermeiros do Corpo de Bombeiros, do Samu, do Siate e do Hospital Universitário. “Num segundo momento começamos a fazer o levantamento de todos os feridos e a comunicar as suas famílias”, contou. O Congresso, que reúne cerca de 4 mil estudantes de todo o país, mesmo consternado, deliberou pela realização do evento.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Celso Pacheco-UEL
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado