Cidadania

Governo do Paraná libera recursos para sacrifício sanitário de animais com febre aftosa
24-02-2006 14:19

Curitiba - O governo do Paraná autorizou no início da noite de ontem (23) a liberação de R$ 786,2 mil para serem usados nos gastos com o sacrifício sanitário dos 6.412 animais das sete propriedades rurais do estado onde o Ministério da Agricultura encontrou focos de febre aftosa.

Os recursos, segundo nota divulgada pelo governo, cobrirão as despesas com a abertura das valas, a necropsia de alguns dos animais que serão sacrificados, alimentação e hospedagem da equipe técnica que atuará na operação, compra de macacões descartáveis e da manta impermeabilizante exigida pelo Instituo Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), da Secretaria do Meio Ambiente.

Os proprietários das fazendas onde foram detectados os focos de aftosa aceitaram o sacrifício sanitário dos animais para que o impasse técnico criado no estado seja definitivamente solucionado. Eles condicionaram, porém, o sacrifício imediato do rebanho à realização da necropsia nos animais sorologicamente reagentes. O material coletado será enviado ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) para a realização dos exames.

São seis propriedades rurais que têm um rebanho estimado em 4.500 animais: Fazenda Flor do Café (Bela Vista do Paraíso); Fazenda Santa Izabel (Grandes Rios); Fazenda Cesumar e Fazenda Pedra Preta (Maringá); e Fazenda Alto Alegre e Fazenda São Paulo (Loanda). Além dessas, há 1.795 bovinos da fazenda Cachoeira, onde houve o primeiro foco.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado