Cidadania

Jovens privados de liberdade participam de ações de saúde em SJP
24-06-2016 17:29

O Departamento de Atendimento Socioeducativo, que integra a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, promoveu nesta quinta-feira (23) o primeiro Dia da Saúde no Centro de Socioeducação de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As ações voltadas aos 62 adolescentes privados de liberdade na unidade incluíram a prevenção de doenças e rodas de conversa.

O Dia da Saúde é uma ação realizada nos Centros de Socioeducação do Estado que objetiva a articulação dos serviços de saúde em parceria com o município. Há ações como Imunização, Saúde Bucal, Rodas de Conversa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Doenças Dermatológicas, Saúde Sexual e Reprodutiva / Planejamento Familiar e Atividades de Esporte e Lazer.

Para o diretor da unidade, Vandir Soares, o evento favoreceu a interação entre a equipe envolvida no projeto e os adolescentes, que tiveram uma ótima aceitação. “Vejo de forma positiva o envolvimento dos adolescentes com os profissionais. O objetivo é a prevenção de doenças e a ressocialização dos mesmos”.

A terapeuta ocupacional do Cense São José dos Pinhais, Flávia Amorim, que participou da ação, ressaltou a importância do evento. "O Dia da Saúde é de muito importante, pois desperta nos adolescentes a necessidade do autocuidado e os motiva a buscar mais informações sobre saúde e tratamento para possíveis doenças".

R.B, 17 anos, falou sobre o primeiro Dia de saúde da Unidade. "Foi bom porque consegui absorver conhecimentos sobre como me prevenir das DSTs e como fazer a higiene pessoal corretamente. Também as atividades físicas estimularam a nossa criatividade, trouxeram algo diferente do nosso dia a dia.”

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais de Saúde e de Esporte de Lazer.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado