Cidadania

Junho Vermelho terá ações de incentivo à doação de sangue
10-06-2016 17:06

Curitiba é uma das cidades brasileiras que participam da campanha nacional Junho Vermelho. Para incentivar a ação, a Capela Santa Maria vai ficar iluminada de vermelho durante todo o mês de junho. No dia 25, acontece na Praça Jacob do Bandolim o encerramento nacional da campanha, com shows e ações sociais.

O Junho Vermelho incentiva a doação de sangue e tem como objetivo transformar esta prática em um hábito na vida da população. De acordo com o diretor do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), Paulo Ratibá, no inverno, o estoque dos bancos de sangue cai aproximadamente 30%.

No Paraná, são mais de 20 unidades do Hemepar disponíveis para fazer a coleta. Todos os centros atendem 384 hospitais. O Hemepar recebe somente em Curitiba, uma média de 120 doadores que abastecem cerca de 40 hospitais. Para Ratibá, a campanha Junho Vermelho mostra a importância da doação de sangue.

Em todo o Brasil, os doadores de sangue correspondem a apenas 2% da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendável que cada país possua entre 3% a 5% de habitantes que doem sangue.

Hoje, no Brasil, são coletadas cerca de 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Este número corresponde a 3 milhões de transfusões em ambulatórios e hospitais. Junho foi escolhido como o mês oficial da campanha para homenagear o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado e pesar no mínimo 50 kg.

Além de Curitiba, participam do movimento nacional as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Fonte: BandNews Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado