Cidadania

PR reduz ocorrências do trabalho infantil em 30,4%
13-06-2016 16:26

O Paraná reduziu em 30,64% os índices de trabalho infantil, segundo o mais recente levantamento anual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), referente a 2014 e divulgada no final de 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução dos índices no Estado foi alcançada entre 2011 e 2104. O dado foi destacado pela secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, como uma conquista a ser comemorada neste domingo, 12 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. “A redução dos índices é resultado dos programas de desenvolvimento econômico do governo estadual, que trouxeram melhor qualidade de vida para as famílias”, afirma Fernanda.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho infantil é lembra um direito fundamental, ainda por alcançar, para todas as crianças e adolescentes do planeta. No Paraná, de acordo com a pesquisa, em 2011 havia 62 mil crianças de 5 a 14 anos exercendo alguma atividade laboral no estado. Três anos depois esse número foi reduzido para 42 mil. O resultado é 10% superior ao resultado do país, que no mesmo período reduziu as ocorrências em 20,68%.

Segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), de 2011 a 2015, o Paraná diminui em 85% o número de famílias com casos de trabalho infantil cadastradas. Em 2011, eram 23.624 as famílias incluídas nessa situação; quatro anos depois, o número caiu para 10.900.

FAMÍLIA PARANAENSE – Para prevenir as ocorrências de trabalho infantil, o Governo do Paraná investe em programas e serviços de proteção social básica, ofertados nos 559 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Estado. Em cinco anos e meio, 46 novos centros foram construídos nos municípios, um investimento que soma R$ 9,71 milhões.

Nessas unidades, as famílias são cadastradas e incluídas em serviços e programas sociais. O principal deles é o Família Paranaense, que concede uma transferência de renda estadual às famílias em extrema pobreza e também faz o encaminhamento para serviços de saúde, educação, emprego, cultura, esporte e lazer, além das ações de inclusão produtiva. Desde 2012, foram investidos R$ 91,3 milhões nas ações do programa, beneficiando mais de 228 mil famílias no Paraná. Nesse período, 1.563 famílias com situação de trabalho infantil foram atendidas pelo programa.

Em julho, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social realizará o II Seminário Estadual de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Trabalho em Rede.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado