Cidadania

Requião abre rodada de negócios entre paranaenses e venezuelanos
20-04-2006 12:20

O governador Roberto Requião ressaltou nesta quarta-feira (19) o estabelecimento de “uma cidadania latino-americana entre o empresariado” ao abrir em Curitiba as rodadas de negociações entre empresários brasileiros e venezuelanos. “É claro que estamos integrando empresários que visam o lucro. Entretanto, nós também estamos promovendo a cidadania latino-americana porque somos mais do que mercados, somos nações”, afirmou durante abertura do encontro que, nesta quinta-feira (20), terá a presença do presidente Hugo Chávez.

Ao lembrar que a reunião é resultado da visita de uma missão formada por representantes do Governo do Estado e empresários à Venezuela em novembro do ano passado, Requião destacou a transação de cerca de US$ 300 milhões já estabelecida através de projetos nas esferas público e privada como o primeiro resultado desta integração. “A Venezuela está entrando no Mercosul e, quando estive lá, percebi que eles compravam nossos produtos mas com o intermédio dos americanos. Então, porque não vender diretamente aos venezuelanos?”, questionou.

A iniciativa do Governo do Estado foi destacada pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, e pelo embaixador da Venezuela, Julio Montoya. “O empresariado está ansioso pelas oportunidades que se abrem e agradece ao governador pelos esforços direcionados à realização deste encontro”, salientou Rocha Loures.

Segundo Montoya, as cooperativas e pequenos agricultores estavam fora dos acordos transfronteiriços porque não tinham as mesmas condições das grandes corporações. “Os governos do Paraná e da Venezuela estão mudando este cenário”, afirmou.

Antes da abertura, Requião apresentou ao embaixador e ao cônsul Jorge Luis Duran Centeno um resumo dos projetos que implantou no Paraná como o que reduziu a carga tributária dos pequenos e médios empresários e o Fundo de Aval para Agricultura, que garante ao pequeno produtor rural financiamento tendo o Governo do Estado com avalista.

O encontro contou ainda com a participação dos secretários da Fazenda, Heron Arzua; do Planejamento, Nestor Bueno; do Trabalho e Promoção Social, Emerson Neroni; dos Transportes, Rogério Tizzot; da Cultura, Vera Mussi; da Agricultura, Nilton Pohl; do Turismo, Celso Caron; do Desenvolvimento Urbano, Luís Forte Netto; de Obras, Luís Caron; da Indústria, Virgílio Moreira e do presidente da Copel, Rubens Ghilardi.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado